CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Junior

Dados do IBGE mostram crescimento de 10% no PIB de cidades agrícolas brasileiras
CBN Agronegócio
Dados do IBGE mostram crescimento de 10% no PIB de cidades agrícolas brasileiras

Dados do IBGE mostram crescimento de 10% no PIB de cidades agrícolas brasileiras

O Produto Interno Bruto (PIB) das cidades agrícolas brasileiras cresceu quase 10% entre 2014 e 2016, segundo dados do IBGE. Este crescimento, baseado nos 100 maiores PIBs agropecuários do país, destaca o vigor do setor e sua importância para a economia nacional.

Desempenho Regional

Embora o Mato Grosso do Sul tenha se destacado, outras regiões também apresentaram crescimento significativo. Em São Paulo, por exemplo, fatores como chuvas regulares, acesso a crédito agrícola, fornecimento oportuno de insumos e preços internacionais atrativos impulsionaram a produção, principalmente em cidades como Guaira e Miguelópolis.

Agricultura como Motor do PIB

O economista José Rita Moreira destaca a agricultura como o principal motor do PIB brasileiro. Ele ressalta que, mesmo em períodos de crise, o agronegócio contribuiu para atenuar os impactos negativos na economia. A tendência é de crescimento contínuo, impulsionado pela busca por maior valor agregado nos produtos, com foco na exportação de produtos processados, em vez de apenas matéria-prima.

Desafios e Oportunidades

Apesar do crescimento, Moreira aponta a infraestrutura como um gargalo. A falta de investimentos em logística e escoamento da produção, especialmente em ferrovias, limita o potencial do setor. A melhoria da infraestrutura, aliada à eficiência do produtor rural, que hoje utiliza tecnologia de ponta, é fundamental para alcançar um crescimento ainda maior. A modernização do setor, com foco em tecnologia e valor agregado, permitirá ao Brasil se tornar uma potência mundial no agronegócio, aumentando sua competitividade no mercado internacional e beneficiando toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor.

A região produtora de cana-de-açúcar, com foco em etanol e açúcar, também demonstra grande potencial, impulsionada pelo aumento do consumo de etanol e pelas perspectivas positivas para o setor sucroenergético. O sucesso deste setor depende, contudo, de fatores como o mercado internacional e a manutenção de políticas de crédito rural favoráveis.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.