Você sabe qual a importância de manter a disciplina na quarentena? Confira!
Disciplina em tempos de quarentena: um desafio para a liderança
A disciplina como metodologia
Em tempos de isolamento social, manter a disciplina torna-se um desafio ainda maior. A percepção de maior tempo livre e liberdade pode dificultar a organização e a consecução de objetivos. É importante entender que disciplina não se resume a rigidez e controle, mas sim a uma metodologia para alcançar metas. Como afirma a palestrante Samantha Luchini, disciplina é “fazer o que precisa ser feito na hora em que precisa ser feito e lidar com dificuldades, tentações, obstáculos e momentâneos que podem ameaçar o alcance de um objetivo”.
Organização e foco em resultados
Para manter a disciplina durante a quarentena, alguns pontos são cruciais. Primeiro, é necessário ter clareza do seu papel e dos resultados esperados. Retome as atividades que realizava no trabalho e que deram certo no início da quarentena. Em seguida, organize seu dia e sua semana, definindo objetivos claros e um plano de ação para alcançá-los. Priorize as tarefas mais desafiadoras, deixando as mais prazerosas para depois. Isso aumenta a motivação e a sensação de realização.
Leia também
- David Forli Inocente faz um balanço dos principais assuntos discutidos no 1º semestre do ano
- David Forli Inocente faz um balanço dos principais assuntos discutidos no 1º semestre do ano
- Importância da reputação e confiança: Confiança & reputação: capital invisível que conquista ou quebra negócios e carreiras em empresas
Equilíbrio e perseverança
Por fim, lembre-se de que a percepção de falha pode ser um obstáculo à disciplina. Celebrar pequenas conquistas e manter o foco nos objetivos a longo prazo é fundamental. Equilibrar tarefas desafiadoras com atividades prazerosas contribui para a manutenção do ânimo e da motivação. A disciplina, assim como a liberdade, requer organização e perseverança para a realização de nossos projetos.
Superar os desafios da quarentena requer organização, foco e constância. Ao priorizar tarefas, equilibrar atividades e manter a motivação, é possível alcançar os objetivos e retomar as atividades com mais eficiência e bem-estar.