CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’ com Bia Amorim

Coluna aborda os tipos de cervejas amargas
CBN Cerveja de Conteúdo
Coluna aborda os tipos de cervejas amargas

Coluna aborda os tipos de cervejas amargas

O programa de rádio da CBN discutiu o amargor da cerveja, motivado pela derrota do Brasil na Copa do Mundo. A apresentadora entrevistou Bia, especialista em cervejas, para abordar o tema.

O amargor na cerveja: lúpulo e IBU

O amargor na cerveja é principalmente resultado do lúpulo, um ingrediente adicionado durante a produção. A quantidade de lúpulo determina a intensidade do amargor. A escala IBU (International Bitterness Units) mede essa intensidade, sendo que cervejas com IBU mais alto são mais amargas. O paladar se adapta ao amargor com o consumo regular, permitindo apreciar cervejas com níveis mais altos de IBU.

Cervejas amargas: estilos e intensidade

Existem cervejas com diferentes níveis de amargor, desde IPAs (India Pale Ale) com amargor médio até cervejas com mais de 2500 IBUS, consideradas as mais amargas do mundo. A apresentadora citou exemplos como a Flying Monkeys Alpha Furnication (13,3% de álcool e alto IBU) e uma cerveja local com 1000 IBU. Apesar do alto IBU, o paladar humano tem um limite de percepção de amargor.

Harmonizando cervejas amargas

Para acompanhar cervejas amargas, recomenda-se pratos condimentados e complexos, como comida tailandesa, indiana ou mexicana. A escolha da cerveja deve levar em conta o nível de amargor e o paladar pessoal. Para iniciantes, sugere-se começar com IPAs com IBU abaixo de 50, aumentando gradualmente a intensidade. A moderação no consumo é essencial.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.