Coluna aborda os tipos de cervejas amargas
O programa de rádio da CBN discutiu o amargor da cerveja, motivado pela derrota do Brasil na Copa do Mundo. A apresentadora entrevistou Bia, especialista em cervejas, para abordar o tema.
O amargor na cerveja: lúpulo e IBU
O amargor na cerveja é principalmente resultado do lúpulo, um ingrediente adicionado durante a produção. A quantidade de lúpulo determina a intensidade do amargor. A escala IBU (International Bitterness Units) mede essa intensidade, sendo que cervejas com IBU mais alto são mais amargas. O paladar se adapta ao amargor com o consumo regular, permitindo apreciar cervejas com níveis mais altos de IBU.
Cervejas amargas: estilos e intensidade
Existem cervejas com diferentes níveis de amargor, desde IPAs (India Pale Ale) com amargor médio até cervejas com mais de 2500 IBUS, consideradas as mais amargas do mundo. A apresentadora citou exemplos como a Flying Monkeys Alpha Furnication (13,3% de álcool e alto IBU) e uma cerveja local com 1000 IBU. Apesar do alto IBU, o paladar humano tem um limite de percepção de amargor.
Leia também
Harmonizando cervejas amargas
Para acompanhar cervejas amargas, recomenda-se pratos condimentados e complexos, como comida tailandesa, indiana ou mexicana. A escolha da cerveja deve levar em conta o nível de amargor e o paladar pessoal. Para iniciantes, sugere-se começar com IPAs com IBU abaixo de 50, aumentando gradualmente a intensidade. A moderação no consumo é essencial.