CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cidades e suas Histórias’ com Adriana Silva

Colunista relembra o charme das viagens de trem e de sua importância para a criação da identidade cultural
CBN Cidades histórias
Colunista relembra o charme das viagens de trem e de sua importância para a criação da identidade cultural

Colunista relembra o charme das viagens de trem e de sua importância para a criação da identidade cultural

Olá ouvintes da CBN, olá Marcos, boa tarde a todos! Hoje, quero falar novamente sobre trens e ferrovias, um tema que me fascina por diversos motivos.

O Romantismo das Ferrovias

Tenho um apreço pessoal pelo transporte ferroviário. A possibilidade de apreciar a paisagem, a experiência do vagão-restaurante, o glamour de viajar de trem… tudo isso faz parte de uma época inesquecível. Além disso, as ferrovias são parte importante da nossa identidade cultural, principalmente na região de Ribeirão Preto.

Estações Esquecidas: Um Patrimônio Oculto

A Estação Mogiana, por exemplo, foi fundamental para o desenvolvimento da nossa região. Monteiro Lobato, em seu livro “Cidades Mortas”, refletiu sobre a importância do trem para o desenvolvimento urbano. Ribeirão Preto e outras cidades cresceram impulsionadas pelas ferrovias. Hoje, grande parte dessa história está escondida. Muitas estações encontram-se em áreas privadas, inacessíveis ao público. Cito como exemplos a estação Visconde de Parnaíba em Jardinópolis, a estação Mandiu em Orlândia, e a estação Evangelista em Ribeirão Preto, todas em propriedades particulares e com acesso restrito. Em Ribeirão Preto, a antiga estação da companhia São Paulo-Minas, próxima à Avenida Capitão Salomão, apresenta ainda hoje traços da arquitetura da época, apesar das modificações sofridas. Já a Estação do Alto, próxima aos bairros Quintino e Simione, abriga atualmente um equipamento da Secretaria de Assistência Social.

Preservação da Memória Ferroviária

Algumas estações em Ribeirão Preto foram incorporadas a propriedades privadas, como a que se tornou área de lazer de um condomínio. Precisamos valorizar e preservar esse patrimônio histórico, muitas vezes escondido à vista de todos. A história do trem está presente em nossa região, basta procurar para encontrá-la. Na próxima semana, trarei mais curiosidades sobre as cidades da região de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.