Costumes, gastronomia, clima… conheça os fatores que constroem a identidade cultural
Identidades culturais são os elementos que nos conectam e nos diferenciam. Ao nos afastarmos de nossa localidade, conseguimos observar melhor esses aspectos que nos aproximam, sejam eles hábitos, costumes ou modos de vida.
Compartilhando experiências culturais: exemplos de diferentes regiões
Um exemplo disso são as diferenças no horário em que o sol se põe em diferentes partes do mundo. Em João Pessoa, às 17h já está escuro, enquanto em Santiago do Chile, às 21h ainda pode haver sol. A gastronomia também é um ótimo exemplo: um cuscus paraibano difere bastante de um cuscus paulista, revelando a identidade cultural de cada região.
A identidade cultural de Ribeirão Preto e a questão do tombamento
Em Ribeirão Preto, a tentativa de tombamento do Quarteirão Paulista em 2009/2010 pelo IPHAN, inicialmente negada, ilustra a complexidade de definir uma identidade cultural. A negativa se deu pela busca do IPHAN por uma identidade cultural que transcenda aspectos arquitetônicos, focando na relação entre o lugar e o modo de vida.
Leia também
A terra vermelha como elemento identitário
Após novas tentativas, enfocando elementos mais específicos, percebeu-se que a terra vermelha de Ribeirão Preto, única em sua relação com a história da imigração e do plantio do café, se destacava. Essa característica, associada à história da cidade, tornou-se o elemento chave para o pedido de tombamento do patrimônio cultural da “Terra Vermelha”, representando uma identidade cultural única e inegavelmente ribeirão-pretana.
A busca pela definição de identidades culturais é um processo complexo que requer uma análise profunda dos elementos que compõem a história e a vida de uma comunidade. A experiência de Ribeirão Preto demonstra a importância de se considerar aspectos específicos e únicos para a preservação do patrimônio cultural.



