Via Sacra de Cândido Portinari segue exposta em capela de Batatais
Nesta quinta-feira, vamos falar sobre Cândido Portinari, em especial, por conta da Semana Portinari, celebrada em atrássto na cidade de Brodowski, sua terra natal.
Patrimônio Histórico e a Via Sacra de Portinari
Dando sequência à discussão sobre bens tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), vamos destacar o conjunto de 28 obras da Via Sacra de Portinari, exposto na Igreja de Batatais. Portinari (1903-1962), vítima da intoxicação por tintas, acompanhou de perto a instalação dessas pinturas em 1954. Além de Batatais, outras obras da Via Sacra de Portinari podem ser encontradas na capela da Pompéia e na capela Marim, na Floresta da Tijuca. A Via Sacra de Batatais destaca-se pela integração com uma grande pintura no retábulo da igreja, com cores pastéis e assinzentadas, mantendo a unidade iconográfica característica do artista.
Semana Portinari e o Potencial Cultural de Brodowski
A Semana Portinari em Brodowski será celebrada com uma apresentação do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCI) no dia 16, na ACI (Associação Comercial e Industrial), aberta ao público gratuitamente. A apresentação abordará os bens culturais de Brodowski, destacando o legado de Portinari. Além do pintor, a cidade possui uma rica história cinematográfica, com produções independentes disponíveis online, como os filmes sobre Dioguinho, personagem regional que merece destaque em outra ocasião.
Brodowski: Uma Cidade Criativa
Brodowski, localizada entre Ribeirão Preto e Batatais, apresenta um vasto potencial cultural. Além de Portinari e do cinema, a cidade guarda memórias da produção de abacaxi e da fabricação de tonéis de madeira, atividades artesanais pouco comuns no Brasil atualmente. Após o evento do dia 16, exploraremos mais a fundo essas riquezas culturais da cidade, que se configura como um exemplo de cidade criativa.



