Na semana de reabertura na Casa da Memória Italiana, historiadora dá dicas de museus onde a história local é contada
A Casa da Memória Italiana em Ribeirão Preto
Recentemente reaberta, a Casa da Memória Italiana em Ribeirão Preto oferece um mergulho na história da imigração italiana na região. O espaço preserva a memória e a cultura italiana, mostrando sua forte influência na formação da cidade.
Outras Referências da Cultura Italiana na Região
Além da Casa da Memória, outras instituições e locais carregam a herança italiana em Ribeirão Preto. A Sociedade Dante Alighieri, centenária, desempenhou papel crucial no acolhimento dos imigrantes e continua promovendo eventos culturais. A arquitetura da cidade e obras de artistas italianos, como Bassano Vacarini, também refletem essa influência.
Influências Japonesa e Outras Culturas
A riqueza cultural de Ribeirão Preto e região se estende além da influência italiana. A presença marcante da comunidade japonesa, comemorada com a instalação de um tori (arco japonês) no Bosque Municipal, é um exemplo. Hábitos alimentares, como o consumo de peixe, e a cultura da colônia japonesa em Guatapará, com seus costumes e cultivo de alimentos tradicionais, demonstram a diversidade cultural da região. A culinária local, inclusive, reflete essa mistura, com a combinação de elementos italianos, caipiras e japoneses, resultando em uma gastronomia única, exemplificada pelo conceito de “italucaipira”. Outras comunidades, como a libanesa, também contribuíram para a formação da identidade cultural da região.
Leia também
A diversidade cultural de Ribeirão Preto e região é um reflexo da imigração e da interação entre diferentes povos, resultando em uma rica e singular identidade local, onde cada cultura enriquece a outra, demonstrando a força da democracia cultural.



