Quais projetos culturais foram propostos para Ribeirão Preto, mas nunca saíram do papel? Fique por dentro de alguns deles
Ribeirão Preto: projetos que ficaram no papel
Projetos Culturais: Museu Internacional da Biodiversidade
Um projeto ambicioso idealizado pela USP de Ribeirão Preto, o Museu Internacional da Biodiversidade, previa um espaço cultural voltado à educação e à conscientização sobre a biodiversidade brasileira. Com estudos aprofundados, coordenação de especialistas e até mesmo verba inicial do Ministério da Educação, o projeto, que seria instalado na USP mas aberto à comunidade, não foi adiante. Apesar de sua frustração, a proposta permanece como um exemplo de iniciativa inovadora.
Obras de Infraestrutura: Vale dos Rios e Centro Administrativo
Duas grandes obras de infraestrutura ficaram apenas na ideia: o Vale dos Rios, um projeto polêmico de revitalização urbana que visava interligar bairros e reorganizar a malha viária da cidade, e o novo Centro Administrativo. Este último teve diversas localizações propostas ao longo dos anos, incluindo a antiga Cianema Taraso e a Avenida 13 de Maio, mas até hoje não saiu do papel, apesar de planos recentes próximos a um educandário.
Esportes e Convenções: Projetos de Oscar Niemeyer
Ribeirão Preto também deixou de lado projetos grandiosos nas áreas de esportes e convenções. Um centro de convenções, planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e um centro esportivo com dimensões significativamente maiores que o atual Complexo Esportivo do Bosque, projetado para ser construído na estrada entre Ribeirão Preto e Sertãozinho, permaneceram como projetos arquitetônicos sem execução. Ambos demonstram a ambição de desenvolvimento da cidade, mesmo que não concretizada.
Diversas propostas, algumas bastante avançadas, foram pensadas para Ribeirão Preto, mas não chegaram a ser realizadas. Apesar disso, a cidade continua a se desenvolver e novas oportunidades certamente surgirão no futuro.



