CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Cidades e suas Histórias’ com Adriana Silva

Conheça mais sobre os prédios históricos de Ribeirão Preto
CBN Cidades e suas Histórias
Conheça mais sobre os prédios históricos de Ribeirão Preto

Conheça mais sobre os prédios históricos de Ribeirão Preto

Olá, ouvintes da CBN! Na semana passada, comentei sobre o Santuário das Sete Capelas em Ribeirão Preto, baseado em informações do livro ‘Apaisagem Cultural do Café’. Mencionei também um circuito cultural proposto para a cidade, e hoje detalharei o roteiro ‘Circuito A’.

Circuito A: Um Passeio Histórico pelo Centro de Ribeirão Preto

Iniciamos nosso passeio pela Casa Caramuru, um dos prédios mais antigos de Ribeirão Preto, infelizmente inacessível ao público por ser patrimônio privado e estar envolvido em questões judiciais. Apesar de não poder ser visitada, sua arquitetura é um importante referencial.

Em seguida, o roteiro sugere a visita ao Museu Histórico do Café, também fechado para o público devido a reformas e processos judiciais. A Fazenda Monte Alegre, que abriga os museus e a USP, destaca-se como um espaço histórico, já que no passado, sob a propriedade de Francisco Schmidt, foi uma grande produtora de café.

Pontos de Interesse e Desafios

Continuamos o passeio pela Estação Barracão, no Ipiranga, atualmente fechada por questões judiciais. A estação, que servia como ponto de desembarque para diferentes classes sociais (a estação do centro para os mais ricos e a Barracão para os mais pobres), guarda um acervo histórico valioso. Seguimos pela Avenida Gerônimo Gonçalves, importante via que, ao longo do tempo, sofreu alterações em sua paisagem, principalmente em relação às palmeiras. Nesta avenida, podemos encontrar a antiga Cervejaria Antártica e o estúdio Kaiser de cinema, hoje substituídos pelo Instituto Sebrae, além da Praça Francisco Schmidt e a Maria Fumaça, locais ricos em história.

Outros Locais e Considerações Finais

O roteiro inclui ainda o Hotel Brasil (fechado), a Rua José Bonifácio (com seu importante conjunto arquitetônico), o Mercadão, o Quarteirão Paulista, o Palácio Pedro II, o Edifício Antônio de Derrick (o primeiro edifício alto do interior paulista com múltiplo uso), e a Praça 15 de novembro, com a esplanada do Teatro Pedro II. Infelizmente, a maioria dos locais citados não está aberta à visitação pública no momento, o que demonstra a necessidade de ações para a preservação e disponibilização do nosso patrimônio histórico para a comunidade. Apesar dos desafios, o circuito A oferece um vislumbre da rica história de Ribeirão Preto, esperando que em breve todos esses locais possam ser abertos ao público.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.