A Secretaria de Estado da Cultura promove série de fóruns para debater a cultura a partir dos pontos de cultura
A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promove fóruns para discutir o fomento à cultura por meio dos Pontos de Cultura, percorrendo diversas cidades paulistas.
Fóruns pelo Estado
Os fóruns já passaram por cidades como Tatuí, Guarulhos, Araras e Batatais, com eventos futuros em Marília e Jacareí. A historiadora Líren Rosa e a entrevistada participam ativamente desses debates, buscando discutir a sustentabilidade da produção cultural e a autogestão dos artistas.
Clusters Culturais: Uma Proposta para Ribeirão Preto
Observando o potencial cultural do Estado, a discussão se volta para a criação de clusters culturais em Ribeirão Preto. A ideia é inspirar-se em exemplos internacionais, como Portugal, onde antigas fábricas foram transformadas em espaços culturais, impulsionando a economia criativa. A entrevistada cita a possibilidade de revitalizar espaços ociosos na cidade, como a antiga indústria Penha, a fábrica de tecidos Sêne Matarazzo e os barracões do café.
Leia também
Reaproveitando Espaços Vazios
A Sêne Matarazzo, apesar de seu valor histórico e potencial, sofreu recentemente um incêndio em um de seus galpões, destacando a urgência de sua revitalização. Os barracões do café, também desocupados há muito tempo, representam outra oportunidade de desenvolvimento cultural. A entrevistada defende a ocupação desses espaços como uma forma de fomentar a cultura, os negócios culturais e a economia criativa local, transformando vazios urbanos em polos de atividade e geração de renda.



