CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’ com Adriana Silva

Colunista fala da importância das fanfarras das escolas e dos desfiles cívicos tradicionais de 7 de Setembro
CBN Cidades e Suas Histórias
Colunista fala da importância das fanfarras das escolas e dos desfiles cívicos tradicionais de 7 de Setembro

Colunista fala da importância das fanfarras das escolas e dos desfiles cívicos tradicionais de 7 de Setembro

O programa Giro CBN recebeu Adriana Silva para uma conversa sobre as fanfarras das escolas e os desfiles de 7 de Setembro em Ribeirão Preto. Adriana, que estudou em escola pública em Bonfinópolis, compartilhou memórias e reflexões sobre a importância dessas bandas marciais para a cidade.

As Fanfarras e Bandas Marciais de Ribeirão Preto

Adriana relembrou sua experiência na organização de fanfarras em sua juventude, destacando a paixão e o esforço envolvidos. A conversa se aprofundou com base em entrevistas realizadas para o livro que celebra os 110 anos do Colégio Ottonel Mota, incluindo depoimentos de Miro (professor Cordonino Jorge Serreira), ex-instrutor da banda, que descreveu as rivalidades entre as escolas e a admiração pela banda do Colégio Marista. A música mais tocada pela banda do Ottonel Mota era “Aquarela do Brasil”. A publicação do livro, em 2017, resultou em uma apresentação no Teatro do Segundo, com antigos alunos, revivendo a emoção da época.

O 7 de Setembro e a Tradição das Fanfarras

Adriana contou histórias emocionantes, como a de um encontro de fanfarras em São Simão, interrompido por uma forte chuva, exceto a banda do Ottonel Mota, que persistiu no desfile. Em Ribeirão Preto, os desfiles ocorreram em diferentes locais ao longo dos anos: inicialmente perto do Teatro do Segundo, depois na Avenida Independência e, mais recentemente, em frente ao quartel da Polícia Militar. Ginez Junque, outro entrevistado e ex-aluno do Ottonel Mota, relatou a dedicação dos alunos, que chegavam à escola no dia anterior ao desfile para preparar os instrumentos.

O Futuro das Fanfarras

Apesar das mudanças e avanços tecnológicos, Adriana acredita que a tradição das fanfarras pode ser resgatada. A nostalgia pelo passado e a busca por conexões com a identidade cultural podem impulsionar o retorno das bandas marciais. Além do aspecto cultural, as fanfarras também proporcionavam disciplina e socialização aos alunos. Adriana finaliza com a frase do escritor chileno Humberto Maturana: somente mudamos nossa rotina quando nos emocionamos, e a música é uma demonstração de amor. A música, portanto, deve ser incentivada nas escolas, não apenas como expressão cultural, mas também como ferramenta de formação cidadã.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.