Especialista comenta a tradição das festas juninas
Neste mês de junho, as festas juninas ganham destaque em todo o Brasil. Em Ribeirão Preto, uma festa centenária, realizada pelos moradores da zona rural, chama a atenção pela sua história e tradição: a Festa da Cruz do Pedro.
Origem e religiosidade
A festa tem origem em um evento ocorrido há muitos anos, quando um menino chamado Pedro, filho de escravos, foi assassinado. Com o tempo, Pedro passou a ser considerado milagroso na localidade, levando à construção de uma capela e ao início das celebrações. A Igreja Católica, buscando se apropriar do evento, integrou a festa ao calendário católico, transformando-a em uma celebração religiosa.
Tradições e cultura
A Festa da Cruz do Pedro é realizada anualmente pelos moradores da Fazenda Boa Vista, com apoio da comunidade. O ponto alto da festa é a procissão, onde os participantes rezam e agradecem pelas graças recebidas. Além da religiosidade, a festa conta com comidas típicas como pipoca e quentão, além de prendas, música e fogueira.
Festas Juninas em Ribeirão Preto: um olhar sobre a cultura local
Uma pesquisa realizada em 2009 em Ribeirão Preto, em bairros antigos como Vila Virginia, Ipiranga, Campos Elíseos, Centro e Distrito de Bonfim Paulista, apontou as festas juninas e eventos religiosos como os mais frequentados pela população. A pesquisa também destaca a prática de prendas, doações que são sorteadas durante as festas, e brincadeiras tradicionais. Apesar da imagem caricata do caipira frequentemente associada às festas juninas, estudos indicam que, historicamente, as pessoas utilizavam suas melhores roupas para esses eventos, contrariando a representação popular.
As festas juninas de Ribeirão Preto, portanto, representam uma rica mistura de fé, tradição e cultura, preservando a memória histórica e a identidade local. A Festa da Cruz do Pedro, em especial, destaca a importância da religiosidade e da participação comunitária na construção e perpetuação dessas celebrações.



