Colunista conta um pouco da história das três principais bibliotecas de Ribeirão Preto
Olá, marcos! Boa tarde a você e a todos os ouvintes da CBN. Na semana em que a 18ª Feira do Livro é aberta em Ribeirão Preto, vamos falar sobre as bibliotecas da cidade, um universo de curiosidades para muitos.
As Bibliotecas de Ribeirão Preto: Um Tesouro Escondido
Muitos desconhecem as três bibliotecas públicas de Ribeirão Preto. Começamos pela Biblioteca Padre Euclides, fundada em 3 de maio de 1903, um espaço maravilhoso localizado no centro da cidade, embora em um prédio no primeiro andar, o que a torna menos visível. Apesar de sua história e acervo atualizado anualmente, a biblioteca está em campanha por recursos financeiros para sua manutenção. Diversas iniciativas buscam apoio da sociedade ribeirão-pretana.
Outras Opções e seus Desafios
A Biblioteca Altino Arantes, na Rua Duque de Caxias, 547, próxima ao Quarteirão Paulista, pertence à Fundação Sinhajunqueira. Seu atrativo arquitetônico e mobiliário, além da história do prédio, a tornam um local único. Embora mais conhecida por sua localização privilegiada, a frequência de renovação do acervo é menor. Já a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida, localizada no Alto do São Bento, recebe menos visitantes devido à sua localização mais distante e à modesta renovação do acervo. Seu acesso também é limitado pelo horário de funcionamento.
Leia também
Acesso Digital e o Futuro das Bibliotecas
Um dado preocupante: apenas 9% das bibliotecas brasileiras possuem um site com acesso direto ao acervo (ONU Brasil). A Biblioteca Padre Euclides possui site, mas o acesso ao acervo digital não é totalmente funcional. As redes sociais, como o Facebook, se mostram como uma alternativa para divulgação e interação com o público. As bibliotecas públicas de Ribeirão Preto, duas de iniciativa privada e uma municipal, representam um patrimônio cultural que precisa ser valorizado e preservado. Convidamos a todos a visitarem esses espaços e a participarem da Feira do Livro.



