Colunista exalta a riqueza cultura presente no Centro de Ribeirão Preto
Olá, marcos! Boas notícias a você e aos ouvintes da CBN! Após uma semana de reflexões sobre o centro de Ribeirão Preto, em especial pela comemoração dos 17 anos da Distrital Centro, compartilho algumas curiosidades dessa região.
Riquezas Escondidas do Centro
O centro de Ribeirão Preto possui riquezas que não são imediatamente perceptíveis. Um exemplo é o que muitos chamam de ‘Baixada’, mas que eu prefiro denominar ‘Corredor Cultural’. A região da José Bonifácio abriga um conjunto arquitetônico de valor inestimável. Prédios históricos como o Teatro Pedro II e o Palácio, lado a lado, formam um conjunto imponente. Mas a riqueza da José Bonifácio está na quantidade de imóveis históricos, um ao lado do outro, com um valor histórico incalculável. Muitos não percebem a beleza arquitetônica da região porque apenas olham na altura dos olhos, sem notar a beleza da arquitetura acima do horizonte.
Um Passado Glorioso
Outra riqueza do centro está em sua história. A rua Barão do Amazonas, por exemplo, já foi o centro da alta costura em Ribeirão Preto. Lojas de alta costura, desfiles, vestidos feitos à mão… Era o lugar para quem buscava o que havia de mais sofisticado. Hoje, essa história está um pouco esquecida, mas poderia ser resgatada.
Leia também
Patrimônio Arquitetônico e Histórico
Além do conjunto arquitetônico do Teatro Pedro II e do Palácio, o centro abriga o Edifício Hederixem, o primeiro edifício alto construído no interior de São Paulo, com uso múltiplo (hotel, restaurante, apartamentos e lojas), inaugurado em 1930, logo após a crise de 1929. São histórias fascinantes que, se melhor contadas, transformariam o centro de Ribeirão Preto em um verdadeiro centro histórico.
Essas são algumas das reflexões sobre o centro de Ribeirão Preto. Até a próxima quinta-feira!



