Você sabia que o samba é um patrimônio cultural do Brasil? Nossa especialista fala sobre o assunto
O Carnaval está chegando e com ele, a riqueza cultural do samba brasileiro. Mas você conhece a fundo as diferentes vertentes dessa manifestação artística tão importante para nossa identidade nacional?
Os Gêneros do Samba
Reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2007 como patrimônio cultural brasileiro, o samba apresenta-se em diversas formas. O IPHAN reconhece três gêneros principais: o samba de terreiro, o samba de partido alto e o samba-enredo. O samba de terreiro, com forte presença em cidades como Ribeirão Preto (exemplificado pelo Centro Cultural Urmila), mantém tradições e raízes profundas. Já o samba de partido alto, com origens ligadas à Umbigada e ao Batuque Angolano, caracteriza-se por um duelo entre cantadores. Por fim, o samba-enredo é a música que acompanha os desfiles das escolas de samba, a forma mais conhecida do gênero para muitos.
As Escolas de Samba Mais Antigas do Brasil
Uma curiosidade interessante sobre o Carnaval brasileiro é a disputa pelo título de escola de samba mais antiga. Há registros históricos que apontam os Bambarras de Ribeirão Preto como a escola mais antiga do Brasil, anterior à Mangueira. Embora a tradição sambista seja forte em Ribeirão Preto, é em Batatais que acontece um dos desfiles de samba-enredo mais tradicionais e reconhecidos do interior paulista.
Leia também
O Desfile de Batatais
Batatais, após um ano sem desfiles, retorna em 2018 com força total. Com um novo sambódromo inaugurado em 2005, a cidade recebe, anualmente, entre sete e nove escolas de samba. Escolas como Castelo, Riachoelo e Unidos do Morro são alguns destaques, atraindo milhares de foliões. A tradição dos desfiles em Batatais começou em 1954, mas ganhou grande destaque a partir da década de 1980, com a transferência do desfile para a Avenida 9 de Julho. A cidade se destaca como um importante polo cultural, preservando e celebrando o samba como parte do patrimônio cultural brasileiro.
O Carnaval é uma festa rica em tradições e história. Acompanhar os desfiles de escolas de samba, como os de Batatais, é uma excelente oportunidade para vivenciar essa cultura e valorizar a riqueza do samba brasileiro, um patrimônio a ser celebrado e preservado.



