CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Comportamento’ com Danielle Zeoti

Você chegou em algum local e foi 'desprezado' pela sua companhia que só olhava no celular? Então você foi vítima de phubbing
CBN Comportamento
Você chegou em algum local e foi 'desprezado' pela sua companhia que só olhava no celular? Então você foi vítima de phubbing

Você chegou em algum local e foi ‘desprezado’ pela sua companhia que só olhava no celular? Então você foi vítima de phubbing

O “fubin”, ato de ignorar alguém por causa do celular, é um hábito cada vez mais comum e preocupante. Conversamos com a psicóloga Daniela Zeote para entender melhor esse comportamento.

A Frequência do Fubin no Dia a Dia

Dados apontam que o brasileiro olha para a tela do celular em média 78 vezes ao dia. Entre adolescentes e jovens de 18 a 24 anos, esse número pode ser ainda maior, chegando a 50 vezes ao dia para adultos entre 45 e 55 anos. A psicóloga destaca que, muitas vezes, esse comportamento começa de forma consciente, mas se torna automático com o tempo.

As Razões por Trás do Comportamento

Para Daniela, o uso excessivo do celular pode ser uma forma de lidar com a ansiedade e o desconforto em situações sociais, especialmente para pessoas mais tímidas. O ato de checar o celular constantemente se torna um vício, uma dependência que libera dopamina no cérebro, causando alterações neurológicas e comportamentais. As consequências incluem conflitos em relacionamentos, pois a atenção é desviada para o aparelho, prejudicando a interação real.

Superando a Dependência Digital

A psicóloga sugere algumas estratégias para controlar o uso do celular, como o modo avião ou a “pegada dos celulares”, onde todos os participantes de um encontro colocam seus aparelhos no centro da mesa, e quem pegar primeiro paga a conta. A sensação de liberdade que vem ao controlar o impulso de checar o celular constantemente é recompensadora, permitindo um contato humano mais genuíno e significativo. É importante lembrar que nem tudo que o celular apresenta é urgente, e muitas vezes, a calma e a reflexão são mais eficazes na resolução de problemas do que a imediatista checagem de notificações.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.