CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Comportamento’ com Danielle Zeoti

Pandemia do novo coronavírus faz aumentar o número de crises de ansiedade aguda
CBN Comportamento
Pandemia do novo coronavírus faz aumentar o número de crises de ansiedade aguda

Pandemia do novo coronavírus faz aumentar o número de crises de ansiedade aguda

Nesta sexta-feira, abordamos a ansiedade e o pânico, focando na falta de ar como sintoma comum. A pandemia agravou a situação, trazendo novos desafios.

Ansiedade Aguda e a Confusão com a Covid-19

O isolamento social aumentou consideravelmente o número de crises de ansiedade aguda. Essas crises se caracterizam por taquicardia, falta de ar, tosse, dor no peito, sensação de desmaio ou morte iminente, e sudorese. A semelhança dos sintomas iniciais da Covid-19 (tosse seca, falta de ar, febre) tem gerado confusão e intensificado a ansiedade, criando um ciclo vicioso.

Diferenciando Ansiedade Aguda de Covid-19

É crucial diferenciar uma crise de ansiedade aguda dos sintomas persistentes da Covid-19. Enquanto os sintomas da Covid-19 se prolongam, uma crise de ansiedade aguda geralmente dura entre 10 e 20 minutos sem intervenção. A persistência dos sintomas (tosse seca, febre, falta de ar, dores, problemas gastrointestinais, perda de olfato e paladar) indica a necessidade de procurar ajuda médica. A crise de ansiedade, por sua vez, é um evento agudo e intenso, mas não fatal.

Lidando com a Crise e Prevenção

Durante uma crise, mantenha a calma, controle a respiração, procure ajuda se necessário e lembre-se de que a crise passará. Evite medidas desnecessárias como colocar sal ou açúcar na boca. Após a crise, considere uma consulta online com um profissional de saúde mental. Para prevenção, estabeleça uma rotina regular de sono, alimentação equilibrada e movimento, mesmo que dentro de casa. Priorize o autocuidado para minimizar o risco de novas crises em tempos de estresse crônico.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.