Você usa aplicativos de encontro? Será que os relacionamentos iniciados por essas plataformas têm futuro? Psicóloga comenta
Aplicativos de relacionamento: uma busca por conexões no mundo digital
A facilidade dos encontros online
A tecnologia tornou o início de relacionamentos muito mais fácil. Aplicativos de namoro facilitam o primeiro contato, permitindo que pessoas se encontrem com mais facilidade do que em épocas passadas, onde o encontro dependia de encontros presenciais, bilhetes ou telefonemas.
O lado positivo e negativo da busca virtual
Esses aplicativos liberam neurotransmissores como dopamina e oxitocina, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar e prazer. Porém, essa sensação pode ser fugaz e levar à dependência, criando um ciclo vicioso de busca por validação e atenção online, o que pode prejudicar as relações presenciais. A superficialidade das fotos e perfis online pode gerar decepções e frustrações.
Leia também
Relacionamentos duradouros: o que realmente importa
Apesar dos benefícios da tecnologia, nada substitui o contato real, o cheiro, o toque e a troca de olhares. A construção de um relacionamento duradouro exige esforço, paciência, resiliência e, principalmente, autenticidade. Enquanto alguns encontram o amor em aplicativos, a maioria dos relacionamentos bem-sucedidos exigem um investimento contínuo e a busca por uma conexão genuína além da superficialidade virtual.