CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Comportamento’ com Danielle Zeoti

Psicóloga analisa os conflitos amorosos, sobre como lidar com a discordâncias afetivas
CBN Comportamento
Psicóloga analisa os conflitos amorosos, sobre como lidar com a discordâncias afetivas

Psicóloga analisa os conflitos amorosos, sobre como lidar com a discordâncias afetivas

Olá, Gabi, olá, Luís! Augusto, uma ótima tarde de sexta-feira a vocês e uma linda tarde a todos os nossos ouvintes. Hoje, vamos falar sobre relacionamentos afetivos, sobre o amor.

O Amor em Tempos de Pandemia

Vocês sabiam que o amor ainda é a principal causa de busca por ajuda em meu consultório? Mesmo com a pandemia, as angústias, medos e inseguranças relacionadas aos relacionamentos permanecem. As brigas aumentaram, assim como o número de divórcios e casos de violência doméstica. No entanto, nosso foco hoje são os relacionamentos cotidianos, o amor no dia a dia.

A Busca pelo Amor e a Satisfação em Relacionamentos

Muitos buscam incessantemente o grande amor sem sucesso. Outros encontram diversos parceiros, mas nenhum relacionamento vingam. Alguns, por sua vez, encontram um parceiro, mas a relação se desvitaliza com o tempo. A questão é: por que isso acontece? Para entender melhor, vamos recorrer a Lacan, que afirma: “O amor é dar o que não se tem”.

A Importância de Mostrar Suas Faltas

Apaixonamo-nos pela falta que percebemos no outro, encontrando um espaço para nós mesmos. A capacidade de lidar com nossas próprias faltas e mostrá-las ao parceiro é fundamental. Quando escondemos nossas faltas, impedimos que o outro se encaixe e construa um relacionamento conosco. A partir do momento que mostramos nossas vulnerabilidades, criamos espaço para o outro nos amar e construirmos uma relação plena. A experiência com pacientes terminais me mostrou que o maior arrependimento é não ter vivido a plenitude do amor, as pequenas felicidades do dia a dia. Portanto, mostre suas faltas, viva a plenitude do amor e não tenha medo de ser vulnerável. Desejo a todos vocês felicidade e plenitude nos relacionamentos!

Um grande abraço a Gabi, Luís, Augusto e a todos os nossos ouvintes. Até a próxima sexta-feira!

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.