CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Comportamento’ com Danielle Zeoti

Psicóloga alerta sobre o risco de uma doença que tem acometido cada vez mais as crianças: a depressão; saiba como identificar
CBN Comportamento
Psicóloga alerta sobre o risco de uma doença que tem acometido cada vez mais as crianças: a depressão; saiba como identificar

Psicóloga alerta sobre o risco de uma doença que tem acometido cada vez mais as crianças: a depressão; saiba como identificar

A psicóloga Danieli Zeote conversou conosco sobre os desafios da internet e sua influência no comportamento de crianças e adolescentes, com foco na depressão infantil. Ela destaca a importância da atenção dos pais e educadores aos sinais que as crianças podem apresentar.

Sinais de Depressão Infantil

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão infantil raramente se manifesta como tristeza profunda. Em crianças, a depressão pode se apresentar como irritabilidade, agressividade e agitação excessiva, muitas vezes confundida com falta de atenção ou hiperatividade. Outros sinais incluem recusa em brincar, cansaço constante, olhar triste e vago, queixas frequentes de dores de cabeça e barriga, baixo rendimento escolar, isolamento social, autodepreciação, alterações no apetite e sono.

A Influência da Internet e o Desafio da Momo

A psicóloga alerta para os riscos da internet, especialmente para crianças deprimidas, que são presas fáceis para desafios online como o da Momo. Esse desafio, disseminado pelo WhatsApp e outras redes sociais, utiliza ameaças e manipulação para controlar as crianças, chegando a casos de autolesão. A especialista reforça a necessidade de diálogo aberto e aproximação com os filhos, enfatizando a qualidade do tempo em família, e não apenas a quantidade.

Prevenção ao Suicídio

A conversa também abordou o aumento de casos de suicídio entre adolescentes, salientando que o suicídio é um processo, e não um ato repentino. A psicóloga destaca a importância de ficar atento aos sinais de alerta, que podem incluir alterações de comportamento como agressividade, isolamento e mudanças no sono e apetite. Danieli Zeote convida a todos para um simpósio sobre suicídio, aberto ao público, que ocorrerá em setembro, em Ribeirão Preto, na Universidade Estácio de Sá. A participação é fundamental para conscientizar pais, educadores e a sociedade sobre a prevenção ao suicídio.

Em resumo, a entrevista destaca a importância da observação atenta ao comportamento infantil, a busca por ajuda profissional diante de sinais preocupantes e o diálogo constante entre pais, educadores e crianças, especialmente no contexto dos desafios impostos pelo mundo digital.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.