CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Comportamento’ com Danielle Zeoti

Casos de violência, crimes hediondos... como 'blindar' nossa mente em meio a tantas notícias de insegurança? Confira as dicas
CBN Comportamento
Casos de violência, crimes hediondos... como 'blindar' nossa mente em meio a tantas notícias de insegurança? Confira as dicas

Casos de violência, crimes hediondos… como ‘blindar’ nossa mente em meio a tantas notícias de insegurança? Confira as dicas

Neste artigo, discutimos a insegurança crescente no Brasil e como ela afeta a vida das pessoas. Conversamos com a psicóloga Daniela para entender como lidar com o medo e a violência do dia a dia.

O medo como pano de fundo

A violência se tornou um elemento constante na vida dos brasileiros. O medo de assaltos, sequestros e outros crimes nos leva a mudar nossos hábitos, a nos restringir e a investir cada vez mais em segurança privada. Entretanto, essa solução individual não resolve o problema da violência generalizada. A sensação de impotência e insegurança paralisa a maioria, que se isola e se protege, sem questionar as causas do problema.

A necessidade de ação coletiva

A solução não está apenas em medidas de segurança individual, mas em uma ação coletiva que exija mudanças estruturais. Precisamos cobrar do governo investimentos em educação, saúde, lazer e segurança pública eficaz. A discussão sobre a redução da maioridade penal, por exemplo, é complexa e exige uma análise profunda do sistema carcerário e das políticas de ressocialização. A violência gratuita não existe; a agressividade nunca pode ser a resposta. Devemos buscar soluções pacíficas e exigir que os órgãos competentes tomem medidas efetivas.

Um direito à vida segura

O direito de viver sem medo é fundamental. Devemos poder andar pelas ruas, usar transporte público, viajar sem a constante preocupação com a violência. A luta contra a violência não pode ser apenas reativa, ocorrendo somente após tragédias como o assassinato da vereadora Marielle Franco. A ação deve ser diária, com a exigência de políticas públicas que promovam a segurança e a qualidade de vida para todos. A insegurança afeta todos os aspectos da vida, desde a escolha de onde morar até a decisão de comprar bens de alto valor. A violência é um problema insidioso que gera estresse constante e impacta a saúde mental da população. É preciso uma mudança de mentalidade e uma ação coletiva para construir um futuro mais seguro para todos.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.