Vereadores fazem reuniões secretas pra definir comissões permanentes e trocam farpas em grupos de Whatsapp
De olho na Câmara: Bastidores Aquecem com Definição de Comissões
Reuniões Secretas e Farpas pelo WhatsApp
A definição dos membros das comissões permanentes da Câmara Municipal tem gerado muita movimentação nos bastidores. Reuniões secretas, realizadas fora do alcance público, resultaram em poucas definições concretas até o momento. A troca de mensagens via WhatsApp entre vereadores, revelando desavenças e disputas por vagas nas comissões mais importantes (Justiça, Finanças e Conselho de Ética), tem sido intensa.
Disputas e Grupos de Poder
A Câmara está dividida entre dois principais grupos: o grupo dos 15, que elegeu a mesa diretora em dezembro, e o grupo dos 12, mais alinhado ao governo municipal. A principal divergência reside na composição das comissões de Justiça e Finanças. O grupo dos 15 reivindica quatro vagas nessas comissões, enquanto o grupo dos 12 pleiteia duas vagas em cada uma. O Conselho de Ética, com dois pedidos de investigação em andamento (contra os vereadores Adalto Marmit e Isaac Antunes), é visto como uma comissão pouco desejada devido ao potencial desgaste político.
Leia também
Cenário Atual e Próximos Passos
O presidente da Câmara, Igor Oliveira, pretende reunir os 27 vereadores amanhã para definir a composição das comissões. A ida do prefeito a Brasília resultou em boas notícias para a cidade, com a garantia de recursos para a construção de 1300 casas populares e para a obra do aeroporto Leite Lopes. As negociações na Câmara seguem, com a expectativa de um desfecho amanhã.



