Gilmar Mendes arquiva inquérito que cita Baleia Rossi na ‘Máfia da Merenda’
Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realiza sua sessão ordinária, com sete projetos em pauta. Entre eles, destaca-se o pedido da prefeitura para prorrogar por mais um ano o prazo de transferência da gestão do lixo para o Daep, devido à reestruturação pela qual o órgão está passando.
Vacinação e Escola
Outro projeto importante é o do vereador Elizeu Rocha, que propõe a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação das crianças no ato da matrícula ou rematrícula nas escolas públicas e privadas da cidade. A medida visa aumentar a cobertura vacinal e prevê multas para quem não cumprir a exigência. A iniciativa ganha relevância diante das recentes dificuldades enfrentadas nas campanhas de vacinação contra pólio e sarampo.
Meio Ambiente e Infraestrutura
A Câmara também discutirá projetos que visam à conscientização ambiental e melhorias na infraestrutura. Um projeto de lei propõe a implementação do Dia Municipal sem Plástico Descartável, a ser realizado todo dia 25 de cada mês. Já em relação à infraestrutura, está prevista a construção de uma biblioteca na Câmara Municipal, a ser instalada no novo prédio anexo, cuja entrega está prevista para janeiro, mas pode ser antecipada para dezembro. Uma reunião com representantes da Construtor Acédro, responsável pela obra (93% concluída), discutirá detalhes para a possível antecipação da entrega.
Leia também
Além disso, haverá um projeto de lei para obrigar a colocação de cadeiras de rodas em escolas públicas e privadas. A sessão terá ainda uma iluminação especial na Câmara Municipal, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama. Uma representante da ONG Mãos Extendidas fará um discurso sobre o tema.
Por fim, o ministro Gilmar Mendes arquivou o inquérito que citava o deputado Baleia Rossi na máfia da merenda, alegando falta de provas. O deputado afirmou que a acusação era infundada e que sofreu com fake news durante a campanha eleitoral.