CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Felipe Melo

MP Eleitoral abre investigação contra Samanta Duarte Nogueira sobre possível pedido de doação de dinheiro para campanha
CBN de Olho na Política
MP Eleitoral abre investigação contra Samanta Duarte Nogueira sobre possível pedido de doação de dinheiro para campanha

MP Eleitoral abre investigação contra Samanta Duarte Nogueira sobre possível pedido de doação de dinheiro para campanha

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Ribeirão Preto abriu investigação sobre denúncias de arrecadação irregular de fundos para a campanha da primeira-dama, Samanta Duarte Nogueira, candidata a deputada estadual. As denúncias foram feitas pelo vice-prefeito Carlos César Barbosa, que afirma que funcionários públicos estariam sendo coagidos a realizar doações.

Investigação em Andamento

O promotor eleitoral Ronaldo Batista Pinto aceitou a representação para investigar o caso, mas negou o pedido de impugnação da candidatura de Samanta. O MPE irá ouvir o prefeito Duarte Nogueira, o vice-prefeito Carlos César Barbosa, Samanta Duarte Nogueira e o vereador Lincoln Fernandes, que também foi citado nas denúncias. Eles terão 10 dias para prestar esclarecimentos.

Doações e Testemunhas

Segundo as denúncias, funcionários da Secretaria de Assistência Social estariam sendo pressionados a doar entre R$ 300 e R$ 1.000 para a campanha. O vereador Lincoln Fernandes, que recebeu denúncias por WhatsApp, afirmou que o vice-prefeito possui mais informações sobre o caso e confirmou sua disposição em colaborar com a Justiça Eleitoral. A denúncia também foi discutida na Câmara Municipal, com vereadores, inclusive da base do governo, se manifestando sobre o assunto.

Reações e Desdobramentos

O secretário municipal de governo, Nicanor Lopes, negou a existência de reuniões para solicitar doações. Samanta Duarte Nogueira, por meio de nota, afirmou que a Constituição Federal permite representações ao Ministério Público e que as instituições devem apurar os fatos. O vice-prefeito poderá ser convocado para prestar esclarecimentos na Câmara na próxima semana. A situação gerou debates acalorados na Câmara Municipal, com divergências entre vereadores que apoiam o governo e aqueles que criticam a administração. Paralelamente, a Câmara Municipal aprovou definitivamente o projeto do IPTU Verde, após o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferir um recurso da prefeitura contra o desconto para imóveis com práticas sustentáveis. A prefeitura já sinalizou que irá recorrer judicialmente da decisão.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.