As eleições de 2020 já estão no radar e serão diferencial para 2022
O especialista em política Gilberto Musto concedeu entrevista à CBN, analisando as eleições municipais de 2024. Ele destacou a antecipação das articulações políticas, em comparação com eleições passadas, devido à homogeneização do tempo eleitoral e à possibilidade de pré-campanhas.
Novas Regras e Desafios
Musto explicou as mudanças na legislação eleitoral, com o fim das coligações para eleições proporcionais. Essa alteração impacta a estratégia dos partidos, eliminando o chamado “efeito Tiririca”, onde um candidato popular “puxava” votos para outros candidatos do mesmo partido. Com isso, os partidos podem lançar um número maior de candidatos, mas a eleição fica mais competitiva, exigindo que cada candidato alcance um percentual mínimo de votos (10% do coeficiente partidário).
Estratégias e Articulações
A composição das mesas diretoras das câmaras municipais já está sendo articulada, visando as eleições para prefeito. Musto ressaltou a importância de considerar os votos nulos, brancos e a abstenção (estimados entre 20% a 23%) nas estratégias de campanha. Ele comparou a situação com campanhas em países onde o voto não é obrigatório, onde a previsão de abstenção é mais complexa.
Leia também
O Impacto do Novo Partido
A criação do partido Aliança pelo Brasil, do presidente Bolsonaro, e a possibilidade de uso da biometria para filiação, geram incertezas. Musto alertou para a possibilidade de proliferação de novos partidos, motivados principalmente pela busca pelo fundo partidário, e não por uma real representação ideológica. Ele citou exemplos inusitados de novos partidos em formação, demonstrando o cenário complexo e imprevisível das eleições municipais de 2024.
A entrevista com Gilberto Musto ofereceu uma análise detalhada do cenário político brasileiro, destacando as mudanças nas regras eleitorais e as complexas estratégias que os partidos estão adotando para as eleições municipais do próximo ano. A antecipação das articulações e a possibilidade de novos partidos tornam o pleito ainda mais imprevisível.