Servidores decidem, em assembleia, que entrarão em greve a partir da próxima quarta; Nogueira convocou coletiva
Nesta edição do programa, abordamos os principais acontecimentos políticos em Ribeirão Preto. Michelle Souza, usualmente presente, não pôde participar hoje.
Greve dos Servidores Municipais
A semana que vem terá início a greve dos servidores municipais de Ribeirão Preto. Após assembleia no estacionamento da Câmara Municipal, decidiu-se pela paralisação a partir de quarta-feira (10/04). A reivindicação principal é o reajuste salarial de 5,48%, pedido considerado alto em tempos de crise. Até o momento, a prefeitura não apresentou contraproposta, após duas reuniões sem acordo. O prefeito Duarte Nogueira se reunirá com jornalistas na segunda-feira (08/04) para esclarecer a situação financeira do município.
Sessão da Câmara Municipal e Código Sanitário
Na sessão da Câmara Municipal, foram aprovadas cinco emendas ao Código Sanitário do município, em primeira votação. O código abrange diretrizes da vigilância sanitária e será revisado em próximas sessões. Também foi aprovada uma alteração na lei de 2008 sobre combate à dengue, permitindo a multa para proprietários com focos do mosquito. Apesar do aumento de casos de dengue este ano, principalmente do tipo 2, a situação em Ribeirão Preto é menos crítica que em outras cidades da região.
Leia também
Outros Projetos e Investigação
O projeto de lei para mudar o nome da Guarda Civil para Guarda Civil Metropolitana não foi votado, por falta de parecer da Comissão de Constituição e Justiça. A Câmara Municipal solicitou ao Ministério Público a investigação de um suposto funcionário fantasma, caso que remonta a 2009-2012, envolvendo um advogado que prestava assessoria jurídica a um vereador e alegava trabalhar integralmente em outra empresa, impossibilitando o cumprimento de suas funções na Câmara.
Em resumo, a situação política em Ribeirão Preto é marcada pela iminente greve dos servidores, discussões sobre o Código Sanitário e combate à dengue, além da investigação de um caso de suposto funcionário fantasma. Acompanharemos os desdobramentos dessas questões.