Lacração das urnas de Ribeirão Preto será neste final de semana
Nesta semana, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou em segunda votação o relaxamento da Lei Cidade Limpa, com 17 votos a favor e 9 contra. Chama atenção o fato de que nenhum vereador que votou contra utilizou a tribuna para justificar seu posicionamento, apenas os favoráveis se manifestaram.
Relaxamento da Lei Cidade Limpa e Possíveis Perdões de Dívidas
A alteração na lei abre brecha para que empresas com multas em aberto (mais de R$ 8 milhões), possam recorrer e evitar o pagamento. A prefeitura ainda não se posicionou sobre a possibilidade de anistia dessas multas. A aprovação segue atrásra para sanção do prefeito Duarte Nogueira, que poderá vetar algumas emendas, como a que aumenta em 20% a publicidade de micro e pequenas empresas.
Implicações para o Centro da Cidade e Pequenos Comércios
A emenda sobre publicidade impacta diretamente os comércios do centro de Ribeirão Preto, muitos deles micro e pequenas empresas que investiram em reformas de fachadas. A preocupação é que o relaxamento da lei possa reverter os avanços da Cidade Limpa, que melhorou a estética urbana e recuperou a visibilidade de imóveis históricos, escondidos por anos pela poluição visual.
Leia também
Preparativos para as Eleições: Inseminação das Urnas Eletrônicas
Paralelamente, a cidade se prepara para as eleições de outubro. O processo de inseminação das urnas eletrônicas, que consiste em inserir os dados dos candidatos e eleitores, começou na segunda-feira. Em Ribeirão Preto, serão 1300 urnas, e o trabalho intenso de inserção dos dados ocorrerá durante o final de semana, nos dias 2 e 3 de setembro, com previsão de término no domingo à noite.
Após a conclusão da inserção dos dados, as urnas serão distribuídas para os locais de votação. Acompanharemos os desdobramentos da aprovação da Lei Cidade Limpa e os preparativos para as eleições municipais.