Colunista apresenta os projetos que estarão em pauta na sessão desta quinta-feira (23)
São Paulo em 1918: Enfrentando a Carestia
Em 23 de atrássto de 1918, o jornal paulista estampou em suas manchetes a preocupação com a carestia, ou seja, o encarecimento dos produtos de primeira necessidade. O governo paulista, então chefiado por um presidente (e não governador, como hoje), estava determinado a agir.
Medidas Governamentais
Uma grande reunião foi convocada para discutir medidas eficazes contra a alta dos preços. Estiveram presentes secretários estaduais, prefeitos, industriais, representantes do comércio (atacado, varejo, exportação e importação). O objetivo era centralizar esforços para atenuar os efeitos da crise econômica.
Um Problema Eterno
A carestia em 1918, agravada pelos reflexos da Primeira Guerra Mundial, espelha um problema recorrente na história do Brasil e do mundo. Assim como há mais de um século, crises econômicas continuam a afetar o bolso da população, mostrando a persistência desse desafio ao longo do tempo.
Leia também
A alta de preços em 1918, registrada nos arquivos históricos, serve como um lembrete da importância de políticas eficazes para proteger a população em momentos de crise econômica, um desafio que permanece atual.