CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Confira os projetos que estarão em pauta na sessão da Câmara nesta quinta-feira (9)
CBN de Olho na Política
Confira os projetos que estarão em pauta na sessão da Câmara nesta quinta-feira (9)

Confira os projetos que estarão em pauta na sessão da Câmara nesta quinta-feira (9)

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto teve uma sessão com projetos de lei curiosos e importantes. Acompanhe os principais destaques:

Suspensão de Lei sobre Abastecimento de Água

Um decreto legislativo suspendeu a Lei Municipal 6.798 de 1994, que obrigava o Poder Executivo a fornecer água potável a todos os munícipes. Aprovada há 24 anos, a lei foi considerada inconstitucional pelo atual governo, que venceu uma ação direta de inconstitucionalidade alegando que a legislação sobre esse tema não é de competência do Legislativo. Apesar de ter vigorado por décadas, a lei foi suspensa, gerando debates sobre sua validade e impacto.

Notificação de Multas de Trânsito

Um projeto de lei do vereador Elizeu Rocha propõe que as notificações de multas da Transairp sejam enviadas por AR (Aviso de Recebimento). A justificativa é que muitas pessoas mudam de endereço ou não recebem as notificações simples, resultando em multas desconhecidas no momento do licenciamento ou venda do veículo.

Desconto no IPTU para Moradores Próximos a Feiras Livres

O vereador Orlando Pessotti apresentou um projeto que concede desconto no IPTU para imóveis localizados em ruas onde funcionam feiras livres. Essa medida, já aplicada em cidades como Rio Preto e Presidente Prudente, teve sua constitucionalidade confirmada pelo Tribunal de Justiça, apesar de ser frequentemente questionada como renúncia de receita. O projeto prevê diferentes percentuais de desconto, dependendo das características de cada feira.

Além desses projetos, o Tribunal de Contas manteve a decisão de irregularidade de um contrato da Corpóre com a Prefeitura de Ribeirão Preto em 2012, na gestão da ex-prefeita Arcivera. A empresa, responsável pela gestão da UBS Central, foi condenada, juntamente com a ex-prefeitura, a devolver quase dois milhões de reais aos cofres públicos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.