Aos 162 anos, Ribeirão Preto terá o primeiro Plano de Turismo
Ribeirão Preto, a cidade do agronegócio, turismo e saúde, planeja impulsionar ainda mais seu setor turístico com a criação do primeiro Plano Municipal de Turismo. A iniciativa, segundo informações do jornal A Cidade, representa um passo importante após a aprovação do Plano Diretor.
Pontos turísticos e desafios
O plano abrange uma análise completa dos atrativos turísticos de Ribeirão Preto, destacando o agronegócio (principalmente a AgriShow), eventos como o John Deere Rock e o Ribeirão Rodeo, e o turismo médico. Porém, o documento também aponta a necessidade de reformas em locais importantes, como o Teatro de Arena, fechado há quase dois anos, o Museu Histórico e o Museu do Café (ambos fechados há mais de dois anos por problemas estruturais), e a Catedral Metropolitana, com rachaduras que afetam seus afrescos. A prefeitura enfrenta pressão do Ministério Público para solucionar essas questões.
Eventos e projetos futuros
Além dos grandes eventos, Ribeirão Preto conta com uma série de atividades que atraem turistas, como a Feira do Livro, o Tanabata, o Festival Comida de Boteco, o Fest Itália e a Feira de Turismo da VIRP. Há também potencial para colaboração com cidades vizinhas, explorando atrativos regionais como o Museu Casa de Portinari (Brodosqui) e a Igreja Bom Jesus da Cana Verde (Batatais). Um projeto ambicioso envolve a restauração das locomotivas a vapor Maria Fumaça e a revitalização da linha férrea, criando um passeio turístico que interligaria a estação do Barracão e Piranga à Avenida Mogiana. A prefeitura planeja um chamamento público para empresas interessadas em investir nesse projeto.
Leia também
Investigação na Câmara Municipal
Em outra frente, um advogado protocolou na Câmara Municipal um pedido de investigação contra o vereador Renato Ocoloto, acusado de ter um funcionário fantasma em seu gabinete. O vereador nega a acusação, e o Conselho de Ética da Câmara será responsável por apurar o caso.