É grande a possibilidade de greve dos servidores municipais de Ribeirão Preto
Nesta terça-feira, a cidade de Ribeirão Preto enfrenta dois desafios importantes: uma possível greve geral na prefeitura e a questão da publicidade nos pontos de ônibus.
Greve na Prefeitura de Ribeirão Preto
A negociação entre o sindicato dos servidores e a prefeitura de Ribeirão Preto chegou a um impasse. O sindicato reivindica um aumento de 10,8%, enquanto a prefeitura oferece apenas 1,81%, correspondente à reposição da inflação. Os servidores rejeitaram a proposta da prefeitura, e uma nova assembleia deve confirmar a deflagração de uma greve geral a partir desta terça-feira. A situação é agravada pela falta de acordo sobre o número mínimo de servidores que devem garantir os serviços essenciais durante a greve, situação semelhante à greve de 20 dias ocorrida no ano passado. A expectativa é de que a prefeitura se posicione ainda hoje e o sindicato confirme a decisão sobre a greve.
Publicidade nos Pontos de Ônibus
A Justiça atendeu ao pedido da Transerp e determinou que a Mídiapu retire a publicidade dos pontos de ônibus em Ribeirão Preto em 15 dias, sob pena de multa. A decisão se baseia em irregularidades na autorização para exploração da publicidade, descobertas durante a CPI dos Transportes. A Mídiapu não se manifestou oficialmente sobre a decisão judicial. A prefeitura, após reconhecer a irregularidade, retirou a autorização e lançou um chamamento público para novas empresas, buscando garantir transparência e retorno financeiro para o município. A expectativa é que a receita gerada possa contribuir para melhorias na infraestrutura dos pontos de ônibus e, possivelmente, até para a redução da tarifa do transporte coletivo.
Leia também
Destino do Lar Santana
O futuro do prédio do antigo Lar Santana, fechado há dois anos, permanece incerto. Após o fechamento, devido à idade avançada das freiras que o administravam, o imóvel municipal tem sido alvo de vandalismo e ocupação irregular. Diversas propostas para o local foram apresentadas, incluindo a transferência de órgãos públicos e a instalação do Arquivo Público e do Museu de Imagens e do Som. O vereador Alessandro Maraca instalará uma comissão especial para investigar a situação e propor a melhor destinação para o prédio, que apresenta um estado de degradação cada vez mais preocupante, exigindo um investimento muito maior para sua recuperação do que seria necessário anteriormente.