CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Jornalista comenta risco de abstenção de votos por conta da pandemia do novo coronavírus
CBN de Olho na Política
Jornalista comenta risco de abstenção de votos por conta da pandemia do novo coronavírus

Jornalista comenta risco de abstenção de votos por conta da pandemia do novo coronavírus

De olho na política, a CBN discute os desafios das eleições em tempos de pandemia.

Abstenção Eleitoral: Um Risco Crescente

Com a pandemia de Covid-19, o risco de abstenção nas eleições de 2020 preocupa especialistas. O Rio de Janeiro, campeão de abstenção em 2016 com 27,6% (120 mil eleitores), serve como alerta. Comparativamente, Pernambuco registrou apenas 8% de abstenção na mesma eleição. O publicitário Largo Ferreira prevê um recorde de abstenção em 2020, considerando o histórico do Rio de Janeiro e o receio da população em relação ao contato pessoal durante a pandemia. Uma abstenção em torno de 30% pode resultar na eleição de um candidato com apenas 38% ou 39% dos votos válidos no primeiro turno, eliminando a necessidade de um segundo turno.

Propaganda Eleitoral e a Justiça

A justiça eleitoral determinou a remoção de um poste do deputado Ricardo Silva, que criticava o prefeito de Arte Nogueira pelo recuo da região para a fase laranja do Plano São Paulo. O PSB, partido do prefeito, alegou propaganda eleitoral antecipada negativa e disseminação de notícias falsas, já que a mudança de fase se deu pelo aumento de mortes e diminuição de leitos de UTI. A justiça acatou a argumentação, multou Ricardo Silva em R$ 10 mil e ordenou a remoção do poste nas redes sociais. O deputado afirmou que recorrerá da decisão.

Aplicativo e-Título: Facilidade para o Eleitor

Para facilitar o processo de votação em tempos de pandemia, o aplicativo e-Título está disponível gratuitamente para Android e iOS. Com o número do CPF e o número do título de eleitoral, o eleitor tem acesso ao título virtual, podendo consultar sua zona e sessão eleitoral, mesmo sem o título de papel. O aplicativo também informa se a biometria foi realizada.

Em resumo, as eleições de 2020 apresentam desafios significativos, com a abstenção como grande preocupação. A justiça eleitoral também se mostra atuante na fiscalização da propaganda eleitoral, enquanto aplicativos como o e-Título buscam facilitar a participação do eleitor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.