Colunista repercute a posse do Presidente Jair Bolsonaro e do Governador de São Paulo João Doria
O primeiro giro do ano de 2019 na CBN Ribeirão trouxe discussões acaloradas sobre política, com foco nas posses de João Dória como governador de São Paulo e Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.
Posse de João Dória e o PSDB
A posse de Dória foi marcada por um recado claro de mudanças no PSDB, com a ausência de figuras tradicionais como FHC, José Serra e Geraldo Alckmin. Essa aparente ruptura com a velha guarda tucana gerou debates sobre a estratégia de Dória, que adotou um discurso próximo ao de Bolsonaro na reta final da campanha.
Governo Dória: Desafios e Propostas
Dória iniciou sua gestão com o discurso de choque de gestão, prometendo medidas como a fusão de estatais para diminuir o peso do Estado. Apesar da situação financeira relativamente boa de São Paulo em comparação a outros estados, desafios na saúde e educação permanecem. Em Ribeirão Preto, a concessão do aeroporto Leite Lopes e a promessa de um novo AME são pontos cruciais de sua agenda.
Leia também
Posse de Jair Bolsonaro e Cenário Nacional
A posse de Bolsonaro foi marcada por um discurso nacionalista e um tratamento controverso aos jornalistas. Apesar de um apoio popular gigantesco, a expectativa recai sobre a capacidade do governo de unir o país e implementar as promessas de campanha, especialmente em relação à reforma da previdência. A escolha dos ministros e a articulação política com o Congresso serão fundamentais para o sucesso do governo.
Em Ribeirão Preto, além dos desafios estaduais, a Câmara Municipal teve um início de ano com mudanças na presidência, e a abertura da unidade do Instituto Butantã, embora anunciada, ainda enfrenta entraves burocráticos e orçamentários. A falta de expediente na Câmara Municipal também gerou questionamentos.