Comissão de finanças da Câmara vai analisar as contas da ex-prefeita Dárcy Vera em relação ao exercício de 2015
Nesta edição, acompanhamos os bastidores da política local, com destaque para uma reunião na Câmara Municipal que analisará as contas da ex-prefeita Darci Vera referentes ao ano de 2015.
Reunião na Comissão de Finanças
A Comissão de Finanças da Câmara Municipal se reunirá para avaliar as contas da ex-prefeita Darci Vera. Três pontos principais serão abordados: a entrada de novos membros na comissão (Vereadores Valdiviela e Fabiano Guimarães, substituindo Maurício Vila Branches e Dadinho); a nomeação de um novo advogado para o processo, uma vez que Darci Vera, presa em Tremembé, se recusou a receber o processo por falta de tempo e advogado constituído; e a elaboração de um projeto de resolução para dar sequência ao processo de rejeição das contas de 2015. A rejeição das contas pode resultar na inelegibilidade da ex-prefeita por oito anos.
Projeto sobre gratuidade no transporte público
Um projeto de lei em tramitação na Câmara pretende alterar a isenção da tarifa de transporte coletivo para pessoas com deficiência. A prefeitura alega que a intenção não é retirar o benefício, mas sim atualizá-lo e adequá-lo às normas federais, incluindo a necessidade de cadastro no CadÚnico. Atualmente, a isenção é concedida após comprovação da deficiência, sem a necessidade de cadastro.
Leia também
Sessão da Câmara e Fiscalização de Guardadores de Carros
A sessão da Câmara Municipal terá nove projetos em pauta. Um deles, de autoria do prefeito, concede ao Departamento de Fiscalização Geral o poder de polícia para fiscalizar os guardadores de carros (flanelinhas). Esta medida surge após uma ação civil pública do Ministério Público, julgada procedente em 2013, que condenou o município a pagar multa por falta de regulamentação. O problema dos flanelinhas, com cobranças abusivas e conflitos entre os próprios guardadores, é crônico na cidade e gera preocupação.
Em resumo, a semana política em Ribeirão Preto é marcada pela análise das contas da ex-prefeita, a discussão sobre o transporte público para deficientes e a busca por soluções para o problema dos flanelinhas. Acompanharemos os desdobramentos dessas questões.