Soltura do ex-presidente Lula pode afetar a política ribeirão-pretana? Partido do político pode ganhar força no próximo pleito
A semana começa com novidades políticas em Ribeirão Preto e no cenário nacional. A libertação de Lula pode fortalecer o PT na cidade, especialmente considerando sua influência no Nordeste e nas classes mais baixas, criando um contraponto ao governo atual. Porém, a força do PT em Ribeirão Preto é questionável, tendo em vista sua baixa representatividade em eleições recentes.
Mudanças na Câmara Municipal de Ribeirão Preto
O Ministério Público de Limeira solicitou o afastamento do vice-presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Otoniel Lima, devido a condenações em processo judicial. A Câmara Municipal será oficiada, e Otoniel Lima deve perder seu cargo em breve. A agilidade do Ministério Público contrasta com a lentidão anterior, que incluía notificações a todas as câmaras municipais do Brasil.
Disputa pela Mesa Diretora da Câmara
O vereador Fabiano Guimarães manterá sua candidatura à presidência da Câmara para 2020, após sentir-se traído pela não concretização de uma promessa anterior. Ele demonstra indignação com os colegas e buscará apoio nos próximos dias para viabilizar sua candidatura. A eleição ocorrerá em 28 de novembro.
Leia também
Situação do “Bom Prato” e o Código de Posturas
A Prefeitura anunciou uma área de 1500 metros quadrados para um novo “Bom Prato”, mas ainda não há detalhes concretos sobre a desapropriação e construção. Quanto ao Código de Posturas, a Prefeitura ainda não o enviou à Câmara, adiando sua votação para fevereiro de 2020 devido à complexidade do projeto e à necessidade de ampla análise pelos vereadores.
Em resumo, a semana se apresenta agitada com desdobramentos políticos significativos em Ribeirão Preto, tanto na esfera municipal quanto na influência do cenário nacional. As próximas semanas serão decisivas para o desenrolar dessas questões.