Governador João Doria direciona R$ 7 milhões para construção de hospital em Bebedouro
Nesta segunda-feira, o governador João Doria esteve em Bebedouro, interior de São Paulo, e anunciou investimentos significativos para a região. O destaque foi a liberação de mais de R$ 7 milhões para a conclusão de um hospital na cidade, que oferecerá 133 leitos e atendimento em 17 especialidades médicas. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2024. Além disso, Doria anunciou a ampliação de cursos no Centro Paula Souza de Bebedouro.
Investimentos em Segurança e Infraestrutura
A visita do governador também marcou o início da construção da nova sede da Polícia Militar na região de Ribeirão Preto, o COPOM Regional, que centralizará o atendimento do 190 para diversas cidades da região. Embora a promessa da construção de um novo batalhão para este ano ainda esteja em vigor, aguardam-se mais informações sobre sua efetivação. Outra questão em pauta é a terceirização da gestão do aeroporto de Ribeirão Preto, com a iniciativa privada assumindo os investimentos em infraestrutura, enquanto o governo estadual ficaria com os lucros. Ainda não há clareza sobre a viabilidade financeira do projeto, considerando o volume de lucro do aeroporto.
Problemas com Animais Soltos e a Preocupação com a Segurança Pública
Um problema crescente em Ribeirão Preto é o número de animais de grande porte soltos nas ruas, causando riscos à população e aos motoristas. O serviço de recolhimento desses animais está paralisado desde outubro de 2023, devido ao cancelamento de uma licitação anterior e a abertura de um novo processo licitatório. A situação gerou diversos relatos de acidentes, como o caso de um jovem que sofreu fratura na perna após colidir com um cavalo na via pública. A prefeitura afirma que a Transerp remove os animais das vias, mas não os leva para abrigos, o que não resolve o problema de forma definitiva. A falta de fiscalização e a ausência de aplicação da lei que prevê multas para quem deixa animais soltos também contribuem para a situação. Um advogado especialista em direito civil explica que o proprietário do animal é o responsável por eventuais danos causados por ele.
Leia também
Situação dos Pedágios
Por fim, os usuários da rodovia na região de Batatais reclamam da lentidão no pedágio da Via Paulista, com apenas duas cabines abertas, causando grandes filas e atrasos. A cobrança de pedágio para motocicletas também agrava a situação.
A região de Ribeirão Preto enfrenta desafios em diversas áreas, desde a infraestrutura até a segurança pública e o bem-estar animal. A expectativa é que as medidas anunciadas pelo governo estadual e as soluções encontradas pela prefeitura para os problemas locais tragam melhorias para a população.