CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN De Olho na Política’ com Marcelo Fontes e Vinícius Alves

Em ofício, Estado descarta instalação do Instituto Butantan em Ribeirão Preto
política brasileira
Em ofício, Estado descarta instalação do Instituto Butantan em Ribeirão Preto

Em ofício, Estado descarta instalação do Instituto Butantan em Ribeirão Preto

Nesta edição do Giro CBN, acompanhamos dois temas relevantes: a instalação cancelada do Instituto Butantan em Ribeirão Preto e o debate sobre a venda de bebidas alcoólicas em estádios.

Instituto Butantan em Ribeirão Preto: Um Projeto Engavetado?

Anunciada em 2018 pela prefeitura de Ribeirão Preto, a instalação de uma unidade do Instituto Butantan na cidade, ao lado do Hemocentro da USP, foi oficialmente descartada pela Secretaria de Estado da Saúde. A justificativa apontada em ofício é a inviabilidade financeira. A prefeitura, no entanto, discorda e afirma possuir os requisitos necessários, além de ter o projeto executivo finalizado. A falta de retorno da Secretaria de Estado da Saúde e do próprio Instituto Butantan para esclarecimentos deixa a população sem respostas claras sobre o futuro do projeto, que gerou grande expectativa na época do anúncio. Esse episódio reforça a preocupação com o uso de projetos importantes como moeda de troca política, gerando falsas expectativas na população.

Liberação de Cerveja em Estádios: Segurança x Receita

A Assembleia Legislativa de São Paulo discute a liberação da venda de cerveja em estádios, após decisão do STF que considerou constitucional uma lei semelhante em Mato Grosso. Em Ribeirão Preto, um projeto de lei do vereador Jean Coraucci sobre o mesmo tema está na pauta da Câmara Municipal. Embora a venda seja proibida dentro das arenas, a prática é comum em bares e com ambulantes nas proximidades, levando torcedores alcoolizados para dentro dos estádios. A discussão vai além da simples proibição ou permissão do consumo de álcool, envolvendo questões de segurança e violência, e a possibilidade de aumento da receita dos clubes. A eficácia de medidas como a fiscalização na entrada dos estádios também é questionada. A aprovação da lei estadual em São Paulo depende da decisão do governador João Doria sobre o veto ao projeto.

Em suma, acompanhamos situações que evidenciam a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão pública, evitando promessas vazias e focando em soluções eficazes para problemas complexos. A discussão sobre a venda de bebidas alcoólicas em estádios exige um debate profundo, considerando os aspectos de segurança e a realidade do consumo fora dos estádios.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.