Vereadores decidem os participantes das 21 comissões permanentes e do conselho de ética
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto retornou de recesso com a definição dos presidentes e membros das 21 comissões permanentes e do Conselho de Ética. A sessão, precedida por uma reunião de uma hora entre os vereadores para acertar os últimos detalhes, transcorreu sem grandes imprevistos.
Distribuição das Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante, permanecerá sob a presidência de Isaac Antunes (PL), marcando seu quarto ano consecutivo no cargo. Outras comissões estratégicas tiveram seus presidentes definidos: Glória Berinice (PSDB) assumirá Finanças e Educação; Marcos Papa ficou com o Meio Ambiente; e Adauto Marmita (PL) liderará quatro comissões, sendo o vereador que acumulará mais presidências. De um total de 22 escolhas, 14 representam mudanças em relação ao ano anterior, muitas delas devido à entrada de ex-presidentes na mesa diretora.
Conselho de Ética e Uso das Redes Sociais
O Conselho de Ética, comumente evitado pelos vereadores, terá André Trindade (Democratas) como presidente. A sessão foi marcada por um clima descontraído, com vereadores utilizando as redes sociais para interagir com seus eleitores durante a sessão. Essa tendência de maior engajamento nas redes sociais pelos parlamentares, especialmente em ano eleitoral, é esperada, reforçando a importância de os eleitores acompanharem o trabalho dos vereadores por diferentes meios, sempre com cautela para evitar informações falsas.
Leia também
Em suma, a retomada dos trabalhos legislativos em Ribeirão Preto ocorreu de forma tranquila, com a definição das comissões e um ambiente de maior integração nas redes sociais pelos vereadores. A revisão da lei de parcelamento, uso e ocupação do solo, um tema polêmico, será discutida em audiência pública e na Câmara, representando um desafio importante para a cidade.