Entidades do comércio de Ribeirão Preto pedem alteração na data do dia das mães
Mudança na data do Dia das Mães em Ribeirão Preto devido à pandemia
Discussão e Proposta
Em meio à pandemia do novo coronavírus, entidades comerciais de Ribeirão Preto, como o Cincovarp, a CDL e a ACIRP, propuseram a alteração da data do Dia das Mães, tradicionalmente comemorado no segundo domingo de maio, para o dia 14 de junho. A justificativa é a necessidade de adaptação do comércio diante das restrições impostas pela crise sanitária e econômica.
Impacto Econômico e Projeto de Lei
O Dia das Mães representa a segunda data mais importante para o comércio no primeiro semestre, perdendo apenas para o Natal. A mudança de data visa minimizar os prejuízos econômicos causados pelo fechamento das lojas e permitir uma retomada das vendas. Um projeto de lei, proposto pelo presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes, será votado para oficializar a mudança de data no município.
Leia também
Análise e Perspectivas
O projeto de lei tem grandes chances de aprovação. Embora haja um significado cultural associado ao segundo domingo de maio, a data não é fixa e a excepcionalidade da situação justifica a alteração. A mudança para 14 de junho, dois dias após o Dia dos Namorados, busca otimizar as vendas do comércio. Apesar da mudança de data, a recomendação de cuidados com a pandemia permanece, com ênfase na prevenção e distanciamento social, principalmente para pessoas em grupos de risco.