Mais de 100 escolas de Ribeirão Preto apresentam problemas estruturais; vistorias foram feitas pelo MP e CREA
Ribeirão Preto enfrenta problemas em suas escolas municipais, segundo reportagem da CBN.
Problemas estruturais nas escolas
Uma vistoria realizada pelo CREA, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual em 109 escolas municipais de Ribeirão Preto revelou diversos problemas. Entre eles, falta de manutenção, falhas na rede elétrica e hidráulica, extintores vencidos e tubulação de gás precária. O Ministério Público entregou um relatório detalhado à Secretária Municipal da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, solicitando providências urgentes. Cada diretor escolar receberá uma cópia do laudo para tomar conhecimento dos problemas específicos de sua unidade. A prefeitura afirma ter iniciado o processo de regularização, com abertura de licitação para obras e serviços.
Ações da prefeitura e do Ministério Público
Apesar das afirmações da prefeitura, o histórico de problemas em escolas municipais é preocupante. Casos recentes incluem o fechamento de uma escola no bairro Ribeirão Verde por problemas estruturais e a morte de um estudante por choque elétrico em outra escola. O promotor Naul Felca, do GEDUQ (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação), além de cobrar providências para as escolas municipais, anunciou que irá estender a investigação para as escolas estaduais. A reportagem destaca que a fiscalização do Corpo de Bombeiros é feita mediante solicitação da prefeitura ou outros órgãos, não sendo uma iniciativa autônoma do Corpo de Bombeiros. A falta do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um problema recorrente.
Leia também
Outras questões políticas na cidade
Além dos problemas nas escolas, a reportagem aborda outras questões políticas em Ribeirão Preto. A retirada de caçambas sociais, consideradas foco de problemas e incêndios, está sendo discutida, com uma reunião marcada no Ministério Público entre vereadores e o promotor Van der Leitre. A prefeitura pretende substituí-las por ecopontos. A relação entre o prefeito Duarte Nogueira e o legislativo também é tema, com a escolha do vereador André Trindade, da oposição, como líder do governo na Câmara, e a busca por um vice-líder para melhorar o diálogo. Por fim, a reportagem menciona a pendência da disponibilização de um gabinete para o vice-prefeito, Carlos César Barbosa, uma questão que gera atrito entre o executivo e o vice-prefeito.
A situação das escolas de Ribeirão Preto exige soluções rápidas e eficazes para garantir a segurança dos alunos e funcionários. A transparência e o diálogo entre os órgãos públicos são fundamentais para a resolução desses problemas e a prevenção de novas tragédias.