CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Michelle Souza

Prefeito Duarte Nogueira assina decreto para corte de gastos na Prefeitura de Ribeirão Preto
CBN de Olho na Política
Prefeito Duarte Nogueira assina decreto para corte de gastos na Prefeitura de Ribeirão Preto

Prefeito Duarte Nogueira assina decreto para corte de gastos na Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta edição do De Olho na Política, abordamos dois temas relevantes: um caso de improbidade administrativa em Franca e medidas de contenção de gastos na prefeitura de Artur Nogueira.

Prefeito de Franca investigado por improbidade administrativa

O Ministério Público de Franca moveu uma ação contra o prefeito da cidade devido ao pagamento de aluguel de um prédio municipal desativado por quase um ano. O prédio, que antes abrigava uma incubadora de empresas, estava fechado desde janeiro de 2018, mas a prefeitura continuou pagando R$ 9 mil mensais de aluguel, resultando em um prejuízo de R$ 81 mil aos cofres públicos. A justiça acatou o pedido do Ministério Público, e o caso será investigado para apurar as responsabilidades.

Medidas de austeridade na prefeitura de Artur Nogueira

Em Artur Nogueira, o prefeito publicou um decreto com medidas para conter gastos públicos. As ações incluem a verificação de linhas telefônicas excedentes, controle de ligações, desligamento de lâmpadas em locais com iluminação natural suficiente, suspensão de viagens não urgentes e revisão de contratos e despesas com serviços de limpeza, segurança, entre outros. O prefeito espera economizar o máximo possível, mas admite que o atraso no pagamento de salários dos servidores é uma possibilidade caso as medidas não surtam o efeito desejado.

Situação financeira em Ribeirão Preto e discussão sobre o IPTU

Em Ribeirão Preto, a previsão orçamentária para este ano é de pouco mais de 3 bilhões, com aumento estimado de 320 milhões em recursos do IPM. A câmara municipal realizará uma reunião para discutir distorções no IPTU, principalmente sobre a cobrança da lei do excedente para proprietários de chácaras e produtores rurais. Muitos moradores reclamam de aumentos acima dos 4% esperados, com alguns casos chegando a 300%. A reunião visa esclarecer as discrepâncias e buscar soluções para os contribuintes afetados.

Os assuntos abordados demonstram a complexidade da gestão pública e a necessidade de transparência e responsabilidade fiscal. Acompanharemos os desdobramentos de cada caso e traremos novas informações em nossas próximas edições.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.