CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Michelle Souza

Colunista repercute o baixo número de mulheres da região que serão candidatas nas eleições de outubro
CBN de Olho na Política
Colunista repercute o baixo número de mulheres da região que serão candidatas nas eleições de outubro

Colunista repercute o baixo número de mulheres da região que serão candidatas nas eleições de outubro

De olho na política, Michelle Souza traz informações dos bastidores, com foco na corrida eleitoral e nos trabalhos na Câmara de Ribeirão Preto.

CPI da Duplicação da Avenida Antonia Mugnato Marinseg

Uma diligência da CPI que investiga a duplicação da Avenida Antonia Mugnato Marinseg ocorreu na manhã desta segunda-feira. A ação aconteceu em um posto de combustível na entrada da avenida, com depoimentos da engenheira da Tecla Construções, Iara Oliveira, e do engenheiro fiscal da Secretaria de Obras Públicas, Ailton Vieira de Souza Leite. As obras, que sofreram atrasos e paralisações, parecem estar progredindo, com cerca de 8% concluídos. O governo confirmou a implantação de pavimento rígido, ciclovia, e outras melhorias.

Sub-representação Feminina na Política

A corrida eleitoral também chama atenção para a sub-representação feminina. As mulheres representam 52,5% do eleitorado, mas ocupam poucas vagas na política. Em Ribeirão Preto, dos 42 candidatos a deputado federal e estadual, apenas 10 são mulheres. Na Câmara Municipal, apenas uma vereadora ocupa uma cadeira. A vereadora Glaucia Berenice aponta a falta de confiança entre as próprias mulheres e a necessidade de provar duplamente sua capacidade como fatores que contribuem para essa situação. Partidos convidam mulheres para cumprir cotas, sem real investimento em suas candidaturas, levando algumas candidatas a não receberem nem mesmo seus próprios votos.

Caminhos para uma Mudança

O cientista social Fábio Augusto Pacana afirma que o baixo número de mulheres na política é reflexo do machismo na sociedade. Ele destaca a importância da cota de 30% do fundo partidário destinado a candidaturas femininas como um primeiro passo, mas ressalta a necessidade de ações mais efetivas para promover a igualdade de gênero na política. A participação e o engajamento feminino são cruciais para mudar esse cenário e garantir uma maior representatividade feminina na política.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.