CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Michelle Souza

Câmara aprova em segunda votação projeto que cria agência reguladora em serviços do Daerp
política brasileira
Câmara aprova em segunda votação projeto que cria agência reguladora em serviços do Daerp

Câmara aprova em segunda votação projeto que cria agência reguladora em serviços do Daerp

Nesta quarta-feira (31/05), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou uma reunião da Comissão Especial de Estudos sobre a criação da matriz tarifária do Daerp. A procuradora do Daerp, Aline Voltarelli, presente na reunião, esclareceu pontos importantes sobre a base tarifária.

Matriz Tarifária do Daerp: Esclarecimentos da Procuradora

Aline Voltarelli, funcionária do Daerp desde 2015, explicou que o sistema de cobrança sempre se baseou na lei de 1986 que instituiu o departamento, mesmo após a criação de um decreto pelo prefeito para a criação de uma nova matriz. Quanto à possível ilegalidade da modificação da matriz pelo decreto, ela argumentou que não havia problema jurídico, pois foi denominada taxa e não tributo, estando amparada na legislação de criação do órgão. Voltarelli afirmou que o decreto 80-2017, que prevê a regulamentação para adequações, não foi revogado e que a matriz tarifária do Daerp está pautada em decretos e leis, mantendo-se legal em todos os aspectos da cobrança.

Votação da Agência Reguladora: Tenso e Aberto

A Câmara Municipal também votou o projeto que autoriza o convênio com a agência reguladora dos serviços de saneamento das regiões de Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A votação foi apertada (17 a 8), com alguns vereadores mudando de posição em relação à primeira votação. Vereadores como André Tindáde, Fabiano Guimarães, e outros votaram sim em ambas as votações. Outros, como Adalto Marmita e Gian Corauci, mudaram seu voto de sim para não. Vereadores como Lincoln Fernandes e Marcos Papa se abstiveram ou não participaram das votações devido a afastamentos ou impossibilidade de apresentar emendas. O vereador Luciano Mega explicou seu voto contrário, argumentando pela preferência por uma agência reguladora municipal ou regional, devido a preocupações com possíveis tarifas abusivas pelo consórcio de municípios.

Próximos Passos e Implicações

A próxima reunião da Comissão Especial de Estudos será em 12 de junho, onde o superintendente do Daerp será ouvido. A aprovação do convênio com a agência reguladora, apesar de polêmica, visa atender a legislação federal e garantir recursos para melhorias no saneamento. Vereadores planejam levar a questão ao Ministério Público devido a preocupações com o histórico do consórcio e possíveis aumentos abusivos de tarifas. A ausência de uma agência reguladora em Ribeirão Preto já causa perdas de investimentos, como uma verba de R$ 137 milhões do Ministério das Cidades. A agência reguladora, além de fiscalizar tarifas e serviços, busca garantir a qualidade do serviço público e a eficiência do sistema de saneamento. A convocação do presidente da Coab, Nilsson Rogério Baroni, para prestar informações sobre a dívida da Coab com a Caixa Econômica Federal também está na pauta da Câmara.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.