CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN de Olho na Política’ com Michelle Souza

Sindicato dos Servidores vai à Câmara pedir apoio aos vereadores para endossarem greve
CBN de Olho na Política
Sindicato dos Servidores vai à Câmara pedir apoio aos vereadores para endossarem greve

Sindicato dos Servidores vai à Câmara pedir apoio aos vereadores para endossarem greve

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto teve uma sessão um pouco tumultuada, apesar da pauta aparentemente tranquila com apenas oito projetos e um veto. A movimentação foi causada pela greve dos servidores públicos, que está atualmente suspensa, aguardando decisão judicial sobre sua legalidade e o desconto dos dias parados.

Greve dos Servidores e Intervenção da Câmara

O sindicato dos servidores esteve na Câmara buscando apoio dos vereadores, que, em resposta, pretendem atuar como terceiros interessados no processo judicial. Aproximadamente 10 vereadores já assinaram a intervenção, gerando discordâncias entre os demais parlamentares. A decisão judicial irá determinar se a greve foi legal e se os dias parados serão descontados, impactando cerca de 23 ou 24 dias de trabalho.

Projetos de Lei e Vetos

Outros pontos relevantes da sessão foram o projeto do vereador Bonnie para aumentar o número de vereadores na próxima legislatura para 23, reduzir o número de assessores e retirar o adicional de 20% para assessores em comissões permanentes. O projeto não foi devidamente explicado devido à discussão sobre a greve. O veto ao projeto do vereador Elisêo Rocha, que propunha a instalação de traves de proteção e placas de altura máxima em passarelas e viadutos para evitar acidentes com caminhões, foi rejeitado pelos vereadores. Já o projeto do vereador Alessandro Maraca, que visa a colocação de adesivos com a advertência “Proibido pegar rabeira em ônibus” nos veículos de transporte coletivo, foi aprovado e aguarda a sanção do prefeito.

Retorno de Vereador e Devolução de Recursos

O STJ determinou o retorno do vereador Valdir Vilela ao cargo, após afastamento desde atrássto de 2017 devido a acusações de exercício ilegal da medicina e uso indevido de recursos públicos. A Câmara ainda não foi notificada oficialmente, mas deverá reconduzi-lo ao cargo. Por fim, os vereadores Nelson das Placas e Marcos Papa solicitaram ao Consórcio PróUrbano a devolução de mais de 21 milhões de reais aos usuários referentes a créditos não utilizados de passagens de ônibus, questionando também a venda casada de passagens. A assessoria do PróUrbano ainda não se manifestou sobre o assunto.

A sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto demonstrou a complexidade das questões políticas e administrativas da cidade, com decisões judiciais impactando diretamente na rotina da administração pública e na vida dos cidadãos. Acompanharemos os desdobramentos dos assuntos abordados, mantendo nossos leitores informados sobre as decisões e seus impactos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.