Usuários do transporte público pedem uma higienização mais ativa dos ônibus em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto: Duplicação de avenida e preocupações com o transporte público em meio à pandemia
Duplicação da Avenida Adelmo Perdiza
A prefeitura de Ribeirão Preto confirmou a duplicação da Avenida Adelmo Perdiza, uma obra importante para desafogar o trânsito da região, que recebe cerca de 800 veículos diariamente. A publicação oficial deve sair ainda esta semana, e a expectativa é de que a licitação para a escolha da empresa responsável pela obra seja realizada em breve.
Higienização em ônibus: Passageiros cobram mais ações
Com a pandemia do coronavírus, passageiros de ônibus em Ribeirão Preto têm cobrado mais ações de higienização nos coletivos. A falta de álcool gel e a precariedade da limpeza são preocupações frequentes. Auxiliares de limpeza, passageiros e até mesmo motoristas relatam insegurança ao utilizar o transporte público devido à lotação e à falta de itens de higiene. Um arrumador, Márcio Teixeira, destacou a necessidade de álcool gel disponível nos ônibus, dada a grande circulação de pessoas. A auxiliar de limpeza Claudete Aparecida expressou sua insegurança, afirmando sentir-se desprevenida no transporte público.
Leia também
Medidas políticas em resposta ao coronavírus
Em resposta à pandemia, a Câmara de Ribeirão Preto discute a suspensão de sessões solenes, reuniões de CPI, audiências públicas e a restrição da presença de público nas sessões ordinárias. Uma reunião entre o presidente da Câmara, o prefeito e o secretário de saúde foi marcada para discutir medidas de prevenção. Apesar da aprovação de uma lei em 2019 que previa maior higienização nos ônibus, a prefeitura vetou a medida, gerando impasse. O consórcio responsável pelo transporte público afirma estar buscando fornecedores para disponibilizar álcool gel nos terminais, mas enfrenta dificuldades devido à escassez do produto no mercado. A Transepe informou que a higienização já é feita nas garagens, mas que intensificará as ações preventivas recomendadas pela OMS.
A situação em Ribeirão Preto reflete os desafios enfrentados por muitas cidades brasileiras em conciliar o funcionamento dos serviços públicos com a necessidade de prevenção ao coronavírus. A combinação da obra da Avenida Adelmo Perdiza com as preocupações em relação à higienização do transporte público demonstra a complexidade da gestão municipal em tempos de pandemia.