Colunista relembra que na última semana foi celebrado o Dia do Instrutor de Trânsito
Mais uma vez com a gente, Abadia. Mateus do Ceste. Senate. Oi.
Dia do Instrutor de Trânsito
Em 16 de outubro, comemoramos o Dia do Instrutor de Trânsito, profissionais dedicados à segurança e instrução de alunos. Parabéns a todos os instrutores pelo trabalho na formação de motoristas profissionais, contribuindo para um trânsito mais seguro.
Acidentes de Trânsito Envolvendo Crianças: Um Problema Grave
O tema central desta semana e da próxima é a alarmante realidade dos acidentes de trânsito envolvendo crianças. No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental para crianças e adolescentes de até 14 anos. Em 2014, 1.654 crianças morreram em acidentes de trânsito no país; 34% eram passageiros, 29% pedestres, 11% estavam em motocicletas, 6% eram ciclistas e 20% se enquadravam em outras categorias. Esses números exigem atenção imediata.
Leia também
Prevenção: O Papel dos Pais, Escolas e Motoristas
Esses dados mostram que o perigo não se limita ao interior dos veículos. Crianças são vulneráveis em ruas e calçadas. Para evitar atropelamentos, é fundamental que adultos dirijam com atenção, respeitando os limites de velocidade e as regras de trânsito. Pais devem ensinar comportamentos seguros no trânsito, servindo de exemplo. Crianças menores de 10 anos não possuem a capacidade de andar sozinhas nas ruas. Iniciativas como programas de travessia escolar segura, auxiliando crianças em áreas de maior fluxo de veículos, são extremamente importantes. A educação no trânsito deve ser uma responsabilidade compartilhada entre pais, escolas e motoristas.
Na próxima semana, continuaremos abordando este assunto crucial, discutindo a importância da cadeirinha, o uso do capacete para ciclistas e como orientar crianças sobre as regras de trânsito. A prevenção é a chave para um futuro com mais segurança para as nossas crianças.