Qual a importância de se usar cinto de segurança? Nossa especialista responde
Segurança em Primeiro Lugar: O Uso do Cinto de Segurança
Em conversa com a especialista Abadia Mateus, do Cerst Sennath, abordamos a importância vital do cinto de segurança para motoristas e passageiros. Apesar de parecer um hábito incorporado, a conscientização sobre seu uso ainda é necessária, pois ele é um dispositivo fundamental na redução de riscos, ferimentos graves e mortes em acidentes de automóvel.
Proteção para Todos os Ocupantes
O cinto de segurança protege não apenas o condutor, mas todos os ocupantes do veículo. Sua eficiência em colisões é comprovada, evitando que passageiros sejam arremessados para fora do carro. Mesmo no banco traseiro, a falta do cinto coloca em risco a vida dos passageiros e também dos que estão na frente, pois em uma colisão frontal, podem ser projetados para frente, causando ferimentos graves.
Leia também
Crianças e o Uso do Cinto: Uma Questão de Vida ou Morte
Quanto às crianças, a segurança é ainda mais crucial. Uma criança pequena sem proteção pode sofrer lesões fatais em um impacto de apenas 12 km/h. A recomendação é o uso de cadeirinhas apropriadas para a idade até que a criança atinja cerca de 7 anos e meio ou 1,45m de altura, quando então poderá usar o cinto de segurança. A utilização correta das cadeirinhas minimiza o risco de acidentes. Deixar crianças soltas dentro do veículo é extremamente perigoso.
O não uso do cinto de segurança é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira. A Polícia Rodoviária tem alertado sobre o alto número de motoristas que ainda não utilizam o cinto, mesmo no banco da frente. Portanto, a conscientização e o uso correto do cinto de segurança são fundamentais para um trânsito mais seguro para todos.