CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Economia’ com Jair Casquel

Especialista analisa os pacotes do Governo que visam amenizar os impactos da pandemia na economia
CBN Economia
Especialista analisa os pacotes do Governo que visam amenizar os impactos da pandemia na economia

Especialista analisa os pacotes do Governo que visam amenizar os impactos da pandemia na economia

A atual situação econômica brasileira é marcada por um dilema sem solução fácil: a necessidade de proteger a população idosa, mais vulnerável ao coronavírus, versus a preservação da economia e do sustento dos jovens. O governo federal, com recursos públicos limitados devido à deterioração das finanças públicas nos últimos anos, busca implementar medidas paliativas.

O Dilema Econômico-Social

O economista Jair Casquilho Jr. destaca a complexidade da situação. Priorizar os idosos compromete a economia e o futuro dos jovens; priorizar os jovens, coloca os idosos em risco. As medidas governamentais, segundo ele, são uma tentativa de resposta a uma crise inesperada, buscando um equilíbrio precário entre saúde e economia.

A Importância da Solidariedade

Casquilho Jr. enfatiza a necessidade de uma mudança de comportamento individual. Ele argumenta que a crise exige um exercício de empatia e solidariedade, onde cada cidadão se preocupa com o próximo. A ajuda mútua, através de grupos de cooperação ou iniciativas locais, é apresentada como crucial para amenizar os impactos negativos da crise, especialmente para os mais vulneráveis. Vender bens para resolver problemas imediatos não é recomendado, a menos que seja absolutamente necessário. A crise passará, e a solidariedade é fundamental para minimizar os danos a longo prazo.

Um Teste Moral e o Futuro

O economista considera a crise atual como um teste moral para a sociedade brasileira. A forma como as pessoas se comportam, ajudando ou prejudicando o próximo, moldará o futuro político e social do país. A solidariedade, o humanismo e a responsabilidade individual são apontados como fatores cruciais para a superação da crise e a construção de um futuro melhor. A crise expõe fragilidades, mas também a capacidade de resiliência e cooperação da população.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.