IBGE aponta melhora na criação de empregos no país; especialista comenta os novos dados
O IBGE divulgou dados positivos sobre o mercado de trabalho brasileiro até outubro de 2018. Foram criados 1.240.000 novos postos de trabalho, reduzindo a taxa de desemprego de 12% para 11,7%.
Setores em Crescimento
Setores antes estagnados, como a construção civil (com 120.000 novas vagas) e a indústria (118.000 vagas), apresentaram crescimento na geração de empregos. O comércio também contribuiu positivamente com a criação de 215.000 postos de trabalho. Embora os números sejam animadores, ainda há espaço para melhorias.
Subocupação e Remuneração
Apesar do aumento no número de empregos, quase 7 milhões de pessoas (7,5% da população empregada) estão subocupadas, ou seja, trabalham menos horas do que desejariam, impactando sua renda. Ainda assim, houve crescimento de 1,4% na massa salarial acima da inflação.
Leia também
Perspectivas Positivas para o Futuro
Apesar da subocupação, os indicadores apontam para um cenário econômico mais positivo nos próximos meses. Há expectativas de crescimento mais expressivo no último trimestre de 2018, com projeções de PIB em torno de 1,5%. Indicadores de confiança de consumidores e empresários também estão em alta, sugerindo um otimismo para 2019, com projeções de crescimento do PIB acima de 3%. A queda da inflação e a redução dos custos de produção contribuem para esse cenário positivo.