CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Economia’ com Nelson Rocha Augusto

Queda no índice de commodities no Brasil é analisado pelo economista
CBN Economia
Queda no índice de commodities no Brasil é analisado pelo economista

Queda no índice de commodities no Brasil é analisado pelo economista

O índice de commodities do Brasil, divulgado pelo Banco Central na manhã desta quinta-feira, registrou queda de 0,2% no mês passado. Para Nelson Rocha Augusto, essa pequena deflação é um sinal positivo e um indicativo importante da volta à normalidade dos indicadores econômicos.

Setores em Destaque

O setor de metais apresentou queda acentuada de 6,2%. Em contrapartida, o agro registrou alta de 1,3%, impulsionado pelo período de entressafra. O setor de energia, afetado pela escassez de chuvas, teve aumento de 0,5%, incluindo petróleo e seus derivados.

Preços do Petróleo em Queda

A queda nos preços internacionais do petróleo também contribui para o cenário positivo. O aumento acima do esperado nos estoques dos EUA, aliado à produção saudita maior que o previsto, indica menor consumo e pressiona os preços para baixo. O barril do Brent, referência internacional, caiu de US$ 80 para US$ 72, representando uma redução significativa desde a greve dos caminhoneiros em maio. Embora volátil e sujeito a fatores geopolíticos, esse cenário contribui para a redução da pressão inflacionária e auxilia na recuperação econômica.

Perspectivas Positivas

A tendência é animadora, com notícias positivas se acumulando mês a mês. A economia brasileira demonstra recuperação, embora a base de comparação seja baixa. Apesar do alto índice de desemprego (aproximadamente 13 milhões de pessoas), há geração de empregos, expansão do consumo e melhoria na arrecadação. Com a inflação sob controle, a perspectiva para os próximos meses é otimista.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.